O que é Web 2.0? Qual é o Significado?

Por | Atualizado em 2015-02-27

O que é Web 2.0?

Web 2.0 é um termo usado para definir uma segunda geração de desenvolvimento Web, permitindo a interação dos usuários com o próprio site.

Em finais dos anos 90, os sites eram desenvolvidos apenas para exibir informações, com pouca ou nenhuma interação com o visitante, criando apenas 1 caminho de comunicação. Mesmo que o usuário discorda-se do conteúdo descrito na página, não existia forma de enviar a sua opinião.

Podemos então afirmar que estas páginas faziam parte do “Web 1.0”.

Depois, começam a surgir os sites que podemos considerar Web 2.0, que para além de exibir informação, permitem aos usuários postarem o seu próprio conteúdo (comentários, fotos, vídeos, etc.), criando dois canais de comunicação.

forum_iStock_000007643839XSmall

Neste caso, o usuário pode visualizar o conteúdo, mas também colaborar e partilhar. Várias empresas começaram então a adaptar os seus sites ao Web 2.0 de forma a expandirem a sua marca, e obter um melhor “feedback” dos seus usuários (permitindo melhorar as suas politicas de gestão).

Exemplos de sites Web 2.0

  • Blogger;
  • Facebook;
  • YouTube.

Software as a Service (SaaS)

Outro componente importante do Web 2.0 é o Software as a Service (em português, software como serviço). Neste caso, as funcionalidades de determinados programas são oferecidos aos usuários através da Internet, sem se encontraram instalados no PC final.

Por exemplo, o Google Docs (Drive) permite ao usuário criar documentos, planilhas ou apresentações diretamente do seu computador, sem possuir o mesmo Google Docs instalado no PC.

Este tipo de conceito, permitiu a muitos usuários (e empresas) reduzirem os custos na aquisição de software, bem como nos custos de armazenamento dos documentos. Outra vantagem óbvia é a possibilidade de aceder a esses mesmos serviços com qualquer dispositivo com ligação à Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *