O que é um servidor dedicado? Quanto Custa?

Por | Atualizado em 2016-09-18

O que é um servidor dedicado?

Podemos afirmar que um servidor dedicado é uma “evolução” do servidor virtual. Existem duas diferenças principais entre estes servidores, o preço e o desempenho.

Quando você decide comprar / alugar um servidor dedicado, está adquirir um servidor que trabalhará apenas para si. Os servidores dedicados são essenciais para quem pretende criar sites de grande dimensão, com grandes volumes de tráfego, etc.

Até há pouco tempo, os servidores dedicados custavam uma verdadeira fortuna, no entanto, com a crescente concorrência entre as empresas de hospedagem e a queda dos preços dos computadores, os servidores dedicados tornaram-se mais acessíveis.

Se pretende um servidor dedicado “gratuito”, poderá hospedar o site no seu computador. Para isso, basta usar o programa WAMP, que instala todas as ferramentas necessárias para transformar o seu computador num “servidor”. De salientar, que poderá usar o seu computador normalmente. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como hospedar um site no PC.

O que é um servidor dedicado? Quanto Custa?

Quanto custa um servidor dedicado?

Quanto mais potente for o servidor, mais pesada será a fatura. Outro fator que deve equacionar, é a localização do seu servidor. Se a maior parte das visitas do seu site forem do Brasil, deverá equacionar a compra de um servidor dedicado localizado no Brasil.

Por fim, deverá equacionar o tipo de sistema operativo que irá utilizar nos seus servidores dedicados (Linux ou Windows). Normalmente a hospedagem com sistema Windows é mais utilizada para programar em ASP ou ASP.net.

Veja alguns preços (os preços podem alterar sem aviso prévio)

Na PTWS,

Servidor dedicado Básico (Alemanha) – 345 euros (1123 reais) / trimestral
Servidor dedicado Básico (Portugal) – 240€ (781 reais) / trimestral

Na LocaWeb,

Servidor dedicado Básico 1350 reais / por mês (preço mínimo). No entanto, a capacidade do servidor dedicado é bastante elevada, atualmente:

Processador Quadcore (Quatro núcleos) de 2.13 GHz
2 discos de 1 Terabyte (total de 2048 Gigabytes)
12 GB memória RAM.

Vantagens dos servidores dedicados?

1. Servidores rápidos de uso exclusivo para as suas aplicações;
2. Possibilidade de fazer Streams de vídeo e música;
3. Proteção contra Hotlink (impede que outros sites usem seus arquivos diretamente dos seus servidores, economizando o consumo de banda do seu servidor);
4. Maior segurança (você não partilha um servidor com outros webmasters);
5. Possibilidade de instalar aplicações (suas) nos servidores;
6. etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *