Como mudar o Favicon no Blogger

Por | Atualizado em 2014-01-22

O Blogger passou a disponibilizar uma opção que permite mudar o favicon do seu blog. O favicon é uma imagem que surge na barra de endereços do navegador (antes do seu link), e também nos separadores do navegador.

favicon blogger

Adicionar um Favicon personalizado confere um aspeto mais profissional ao seu blog, e ajuda os seus leitores a reconhecer a sua página na lista dos favoritos.

Existem duas soluções para adicionar o favicon no seu Blogger. No entanto, em primeiro lugar é necessário criar o seu favicon (caso ainda não possua).

Criar o seu Favicon

O seu favicon deverá ser uma imagem quadrada, preferencialmente com 16px de altura de 16px de largura (ou 32px*32px) . Uma maneira simples de criar o seu Favicon é utilizando o serviço gratuito Genfavicon.


Na prática, basta aceder ao serviço e enviar a imagem que irá converter em Favicon. Em seguida, clique “Subir Imagem”, e na janela de pré-visualização marque a área que pretende manter.

Por fim, clique no botão “Captura e Prévisualização” – “Baixar Favicon” (formato .ico).

baixar favicon blogger

Claro que poderá optar por criar o seu favicon usando um editor de imagem (por exemplo) o Gimp. Caso tenha dúvidas em como usar o Gimp, aceda ao seguinte tutorial: Tutorial Gimp – SafePC Tuga.

Upload do Favicon

Aceda à sua conta Blogger e clique no separador “Esquema” (ou Layout). Na parte superior do esquema do template, clique em “Editar” presente no widget “Favicon”. Faça o upload do favicon que você criou, e clique em guardar.

colocar favicon no blog

Criar / Inserir Favicon Manualmente

Para adicionar o favicon manualmente, aceda ao Painel de Controlo do Blog – Modelo – Editar HTML e cole a seguinte linha de código, antes da tag <b:skin>:

<link href=’linkdoseufavicon’ rel=’shortcut icon’/>

Visualize o resultado final. Se o favicon não surgir, experimente limpar a cache do navegador, ou visualizar com outro navegador.

Um comentário em “Como mudar o Favicon no Blogger

  1. Leandro

    Boa! Geralmente os tutoriais agora só mostram a forma básica, mais a manual as vezes é necessária, como no meu caso, e você explicou bem as duas formas! Não foi preguiçoso, isso é excelente!

    Parabéns pelo trabalho e obrigado pela dica!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *