PageSpeed – melhorar a velocidade de carregamento do seu Site

Por | Atualizado em 2014-07-20

O motor de busca Google passou a considerar a velocidade de carregamento dos sites/blogs como um requisito de qualidade.

Páginas que demorem muito tempo a carregar serão penalizadas. Dessa forma, o Google acredita que irá conseguir melhorar a experiência de navegação dos seus utilizadores.

Como acelerar o meu Site / Blog

Para os ajudar a detetar possíveis problemas que atrasam o carregamento das suas páginas poderá utilizar o Page Speed, um programa gratuito fornecido pelo Google. Aceda online aqui: aqui.

Melhorar a velocidade carregamento site/blog

Otimizar o desempenho

1 – Eliminar scripts e widgets desnecessários – Comece por eliminar os scripts e widgets desnecessários. Por exemplo, contador de visitas, visitantes online, PageRank da sua página, etc.

Embora tornem o seu site/blog mais “atrativo” estas ferramentas atrasam o carregamento de página. É verdade seja dita, esse tipo de widjets servem mais ao webmaster/blogueiro do que os utilizadores em si.


2- Imagens pequenas – Diminua o tamanho das suas imagens. Imagens no formato PNG podem ser bastantes pesadas, opte pelo formato JPEG (atenção, ao contrário do PNG, o formato JPEG não suporta o efeito transparência.

Veja como reduzir o tamanho das suas imagens no nosso blog de Informática SafePC Tuga – Como reduzir tamanho de imagens.

3- Diminuir requisições de DNS

Tente hospedar tudo ao menor número de servidores possível. Experimente hospedar as suas imagens no Tinypic, Imageshack, etc, mas apenas (apenas num servidor).

Veja como hospedar imagens online aqui: Como colocar fotos no seu blog.

Importante: Atenção aos direitos de autor das imagens em questão. Se necessário, opte por comprar imagens no istockPhoto.

4 – Diminuir o número de imagens (CSS Sprite) – Uma maneira de diminuir o número de imagens carregadas, sem reduzir o número de imagens apresentadas no seu site/blog é utilizando as CSS Sprite.

Veja como criar uma CSS Sprite aqui: Como criar CSS Sprite – Tutorial.

5 – Ativar a cache – Outra funcionalidade muito importante, é a cache do seu website. A cache, são pequenos “trechos” do seu site, que ficam guardados no navegador do visitante, reduzindo a necessidade de baixar novamente arquivos iguais.

Se o seu website é construído em WordPress, consulte o seguinte tutorial para ativar a cache: Cache no WordPress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *