Hospedar um site gratuitamente – Quais os riscos?

Por | Atualizado em 2016-02-22

Quando você inicia um site na Internet, é confrontado com uma decisão inicial muito importante. Que tipo de hospedagem deve usar? Hospedar um site gratuitamente é uma ideia tentadora, no entanto, acarreta vários riscos, que normalmente só são conhecidos quando já é tarde.

Já diz o ditado, se é bom demais para ser verdade, então é porque provavelmente o é. Existem vários cenários possíveis, que podem ser devastadores para o seu site. Conheça todos os riscos associados.

Hospedar um site gratuitamente - Quais os riscos

Hospedar um site gratuitamente – Quais os riscos?

Sem garantias: Hospedar um site gratuitamente possui um enorme risco inerente, se você não paga por um serviço, não pode “exigir” garantias. Como tal, o seu site pode ser apagado a qualquer momento, sem direito a backups.

Site lento: Como a hospedagem de sites grátis é muito popular, existe uma enorme probabilidade do seu site ser adicionado a um servidor sobrecarregado de outros sites gratuitos.

Dessa forma, o seu site irá apresentar um carregamento lento, o que pode levar à penalização nos motores de busca.

Motores de busca não gostam de hospedagem gratuita: A hospedagem de sites gratuita costuma atrair “spammers”, que criam sites maliciosos para propagar os seus links com vírus e outros malwares. Relembramos que em 2011 o Google surpreendeu o mundo, ao banir todos os domínios “cc.co” (gratuitos) dos seus resultados.

Tráfego e Espaço em disco limitados: As hospedagens gratuitas possuem um limite de tráfego e espaço em disco muito limitativas. Quando os limites são ultrapassados, o site pode ficar fora do ar, ou você ser impedido de adicionar mais conteúdo.

Instalação do WordPress Bloqueada: O WordPress é um dos “CMS” mais usados em todo o mundo, permitindo criar vários tipos de sites (veja os 11 tipos de sites que pode criar em WordPress). Alguns serviços de hospedagem gratuita bloqueiam a instalação do WordPress.

Segurança comprometida: Devido à falta de segurança, os sites gratuitos são mais vulneráveis ​​a ataques de hackers. Como o acesso aos arquivos do site (via FTP) é limitado, a recuperação do mesmo é ainda mais difícil.

Poucas ferramentas de gestão: Um serviço de hospedagem profissional coloca à sua disposição várias ferramentas essenciais para a gestão do seu Website (bloqueador de IPs, WebMail, Gestor de DNS, etc.). Na hospedagem gratuita, essas ferramentas não se encontram disponíveis, sendo impossível realizar determinadas tarefas.

Serviço ao consumidor limitado ou inexistente: Ao gerir um site, é normal encontrar alguns problemas esporádicos. Alguns de fácil resolução, outros nem tanto. No Montar um Blog sempre podemos contar com o apoio ao cliente da equipa PTWS que nos resolveu problemas graves (mesmo quando não era sua “obrigação”). Como tal, é importante ter sempre um apoio ao consumidor pronto a ajudar, algo que não encontrará na hospedagem gratuita.

Sem backups: Em caso de falha, é sempre importante possuir um backup do seu Website. As empresas de hospedagem de sites profissionais, fazem backups diários mantendo uma cópia do seu conteúdo. Essa garantia nao está presente em serviços de hospedagem gratuita.

Pagamentos escondidos: As hospedagens gratuitas são muito limitadas, como tal, quando o seu site começa a crescer e a atingir os limites máximos de tráfego e espaço em disco, começam a ser exigidos pagamentos “extra”. Certamente que isso também pode acontecer em hospedagens pagas, no entanto, esses serviços fornecem serviços com limites muito mais “aceitáveis”.

Malware: Tal como já foi referido, a hospedagem gratuita é propicia à propagação de malware. Como não existe uma “barreira” de proteção eficaz, qualquer spammer pode inicial a propagação de malware.

Domínios pouco profissionais: Um domínio deve ser fácil de decorar, caso contrário, os seus visitantes terão dificuldade em voltar aceder às suas páginas. A hospedagem gratuita usa domínios pouco profissionais e aleatórios, muitas vezes difíceis de decorar até para o próprio webmaster.

Anúncios irrelevantes nas suas páginas: Alguns serviços de hospedagem gratuita conseguem suportar os custos dos servidores adicionando publicidade no seu site. Essa publicidade é normalmente pouco relevante e em alguns casos “intrusiva”.

Como hospedar um site?

Se pretende uma empresa credível para hospedar o seu Website, recomendamos a PTWS. Se pretende apenas uma hospedagem para “praticar” (educacional), poderá experimentar o Google Sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *