Ferramentas SEO (grátis) – Otimização de sites

Por | Atualizado em 2015-10-22

Otimizar as suas páginas para uma correta indexação e um bom posicionamento nos motores de busca, é essencial para aumentar as visitas do seu Website.

Para o ajudar nessa tarefa existem diversas ferramentas gratuitas, capazes de analisar vários factores importantes nas suas páginas em poucos segundos, explicando como corrigir esses mesmos problemas.

ferramentas seo - Otimização de sites

Ferramentas SEO

1. SEOrch

Uma das ferramentas mais interessantes de SEO é o SEOrch. Os relatórios produzidos são bastante completos e totalmente gratuitos. O SEOrch engloba a análise da estrutura da página (Títulos, descrição, etc.) bem como o SEO OffPage (popularidade nas redes sociais, backlinks, etc.), relatórios técnicos (tempo de resposta do servidor, código de resposta HTTP), etc.

seorch



Para utilizar o SEOrch aceda à seguinte página: SEOrch. Em alternativa, poderá instalar o plugin do SEOrch no Google Chrome.

2. Pagespeed

O Pagespeed é uma ferramenta do Google criada para analisar o carregamento da página do Website, indicando várias sugestões para otimizar o desempenho das suas páginas. Recordamos que a velocidade de carregamento das páginas é um elemento importante para obter boas posições nos motores de busca (e melhorar a experiência do usuário como é óbvio).

ferramentas seo pagespeed

Em teoria o ideal seria obter 100%, na prática é algo muito difícil. Se fizer o teste, irá perceber que nem o próprio site do Google consegue obter 100% (pelo menos na data em que publicamos este artigo).

Existem situações em que para melhorar a classificação no Pagespeed seria necessário remover elementos importantes na página, e como tal, é importante ponderar cada sugestão e quais as consequências que isso poderia ter nas suas páginas.

Aceder ao Pagespeed

Não sabe como otimizar as suas páginas como as sugestões do PageSpeed? Nós ajudamos, consulte o nosso tutorial: Como acelerar as suas páginas com o Pagespeed.

3. Woorank



O Woorank é uma ferramenta com um funcionamento bastante semelhante SEOrch, mas que é importante considerar pois apresenta sugestões diferentes do SEOrch.

Veja o nosso tutorial: Como usar o Woorank.

4. Smush.it

O Smush.it é uma ferramenta gratuita da Yahoo que permite reduzir o tamanho das suas imagens sem perda de qualidade, apenas cortando as informações “desnecessárias”. Para utilizar o Smush.it, aceda à seguinte página: Smush.it.

Faça o upload da imagem, clique no botão “Smush” e baixe o resultado otimizado para o seu PC. Por fim, basta fazer o upload da imagem para o seu website e substituir pela imagem atual.

5. Screaming Frog SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é um programa gratuito que rastreia o seu Website extraindo a informação completa de todas as páginas encontradas.

Após instalar o programa basta digitar o URL do link que irá rastrear e aguardar pela informação obtida. A grande vantagem deste programa é gerar grandes quantidades de informação detalhadas em pouco tempo.

Para baixar o programa aceda à seguinte página: Screaming Frog SEO Spider.

6. Microsoft SEO Toolkit

Outra ferramenta que gosto de recomendar é o Microsoft SEO ToolKit, que se incorpora com o IIS do Windows. Esta ferramenta permite analisar o seu site (ou blog) profundamente, reportando vários tipos de erros, por exemplo:

  • Imagens quebradas;
  • Links Quebrados;
  • Erros de programação;

microsoft free seo toolkit

O Microsoft SEO Toolkit apresenta ainda várias sugestões para otimizar as suas páginas. Resumindo, um excelente aplicativo que rapidamente se tornará uma companhia assídua quando pretender otimizar o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *