Erro 500 “Internal server error WordPress” – Como resolver?

Por | Atualizado em 2016-07-02

O erro 500 Internal server error do WordPress é bastante comum, podendo surgir após a atualização do WordPress ou dos plugins instalados. Este tipo de erro é bastante genérico, não oferecendo qualquer indicação específica do que poderá estar a causar o problema.

Quando o Webmaster recebe este erro pela primeira vez é normal entrar em pânico. O WordPress deixa de funcionar e o acesso ao painel administrativo é perdido. Sendo assim, como se pode resolver o problema?

Erro 500 “Internal server error WordPress” – Como resolver?

Para resolver o erro 500 Internal server error do WordPress é necessário modificar alguns arquivos através de Ftp.

Para aceder aos arquivos do seu WordPress através de Ftp você irá necessitar do programa gratuito Filezilla e dos dados de login da sua conta FTP (poderá pedir ajuda à equipa de hospedagem).

Desativar os plugins: o primeiro passo consiste em desactivar todos os plugins instalados no WordPress. Para isso, comece por aceder ao diretório wp-content e altere o nome da pasta plugins para plugins_old. Verifique se consegue aceder ao seu site WordPress.

mudar nome plugins wordpress

Em caso positivo, podemos afirmar que algum plugin estará a entrar em conflito com a instalação do seu WordPress. Para encontrar o “culpado” ative os plugins um a um até descobrir qual está a gerar o erro 500 Internal server.

Htaccess: se o arquivo Htaccess do seu WordPress ficar corrompido, poderá comprometer o funcionamento do seu site WordPress. Para corrigir, será necessário aceder ao arquivo htaccess original que se encontra no mesmo diretório do wp-content ou wp-includes e renomear o arquivo para htaccess para htaccess _old.

Caso o seu Website volte a funcionar, aceda ao menu Configurações do seu WordPress e no separador permalinks toque no botão “permalinks”.

internal server error WordPress

Substituir arquivos do WordPress: outra solução consiste na substituição dos arquivos nucleares do WordPress.

Para isso, será necessário baixar o WordPress para o seu computador e extrair todos os arquivos. Agora, basta fazer o upload da pasta wp-admin e wp-includes. Este procedimento não irá apagar o conteúdo do seu WordPress.

Falar com a equipa de hospedagem: se depois de todas as alterações que aplicou continuar a receber a mesma menagem de erro, poderá estar na hora de pedir ajuda a empresa de hospedagem de sites.

A equipa de suporte técnico terá acesso a um maior número de “pistas” que ajudem a resolver o problema.

Precisa de mais ajuda? Envie o seu comentário descrevendo o problema, e que tipo de alteração estava a fazer no seu WordPress antes de acontecer o erro 500 Internal Server Error.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *