Criar um site em vários idiomas (Multilingue)

Por | Atualizado em 2015-05-11


Criar um site em vários idiomas (Multilingue) é uma forma de garantir visitas de vários pontos do Globo, podendo aumentar igualmente as suas vendas. Uma das formas mais simples de criar o site multilingue é através do WordPress, uma plataforma bastante flexível que lhe permite criar vários tipos de sites (downloads, jogos, lojas virtuais, etc.).

Para adicionar os vários idiomas, será necessário usar o plugin Polylang. De salientar, que o Polylang cria um novo “post” com a tradução desejada, adicionando o “prefixo” do idioma no URL (se assim o desejar). Por exemplo:

Inglês: http://www.miminhosdobebe.com/en/hello-em-ingles/
Português: http://www.miminhosdobebe.com/pt/hello-world/

Se ainda não possui o seu site WordPress, visite o seguinte tutorial: Criar um site WordPress.

Criar um site em vários idiomas multilingue

Como criar um site Multilingue (ou multilingual)

Comece por baixar e instalar o Polylang no seu WordPress. Em seguida, aceda ao menu “Configurações” – “Idiomas”. Adicione os idiomas que irá usar, incluindo o Português.

como criar um site multilingue



No separador “Tradução de textos”, você encontrará vários textos exibidos nos menus e opções do WordPress, que poderá traduzir para idiomas diferentes.

No separador “Configurações”, poderá definir o idioma “Padrão” e definir a estrutura do “link”. Se já possui um site WordPress estabelecido, talvez seja boa ideia não realizar alterações aos links, podendo gerar problemas com os motores de busca. Para isso, basta marcar a opção “Não exibir informação de idioma no URL para o idioma padrão”.

O PolyLang possui ainda uma opção muito interessante, que permite detectar o idioma usado pelo navegador do visitante e alterar para o idioma nativo.

Agora, aceda a um “post” e defina o idioma principal. EM seguida, clique na seta para adicionar outro e idioma e insira o texto traduzido do Post. Guarde as alterações.

Para terminar, basta aceder ao menu “Aparência” – “Widgets” e adicionar a widget “Selector de idioma”. O Widget que pode ser configurado para exibir os idiomas disponíveis através de texto, bandeiras, etc. Está pronto.

widget idiomas site multilingual

[tip]Se esta opção for muito complicada para si, poderá simplesmente adicionar a ferramenta do Google Tradutor para o ajudar a traduzir as suas páginas. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: tradutor de sites com bandeiras.[/tip]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *