Como Criar um Site de Downloads – Estilo Baixaki

Por | Atualizado em 2016-02-02

Neste tutorial, iremos explicar como criar um site de downloads ao estilo “Baixaki”. Para isso, iremos utilizar a plataforma WordPress.org.

No seu site de downloads, você poderá criar links de download personalizados, contabilizar o número de Hits, exibir o número de downloads, controlar quem tem acesso ao download, e claro, exibir uma lista com os arquivos mais baixados.

Como criar um site de Downloads

Em primeiro lugar, será necessário adquirir um plano de hospedagem que suporte a instalação de WordPress. Caso já possua um plano de hospedagem, poderá avançar para o próximo passo, caso contrário consulte os seguintes tutoriais:

Agora que instalou o WordPress, aceda ao Menu Plugins – Adicionar Novo. Instale o plugin Download Monitor. Surgirá um novo menu “Downloads” no seu WordPress, onde será possível criar e controlar todos os seus links de download.

Antes de começar, talvez seja boa ideia aceder ao menu “Downloads” – “Settings” para personalizar algumas opões iniciais. Nomeadamente, a forma como é gerado o link de download (automaticamente), bem como, se pretende prevenir o hotlinking (ou seja, que outros sites usem os seus links de download, etc).

Criar links de download

Para criar um link de download, aceda ao Menu “Downloads” – Add New. No campo “Download Information” que surge à sua direita, poderá preencher os dados essenciais (URL e ID do download). Na secção “Download Options” poderá definir se o download merece destaque (featured) e se é limitado a usuários registrados.

Criar um site de downloads

Em seguida, clique no botão “Add File” para adicionar o arquivo para download (ou simplesmente, um link para download através de outros sites).

donwloads wordpress-min

Para terminar, clique no botão “Publicar”. Para monitorizar os seus downloads, basta aceder ao menu “All Downloads”. Se necessário, você poderá voltar a editar os detalhes do seu download.

Dica: Se você aceder ao menu “Aparência” – Widgets, encontrará uma pequena ferramenta do Download Monitor que permite exibir Downloads em destaque, mais baixados, etc.

lista de downloads

Códigos do Download Monitor

No Download Monitor você poderá usar “Shortcodes”, que permite exibir informações personalizadas sobre downloads. Esses shortcodes podem ser usados diretamentes nos posts. Aqui ficam alguns exemplos:

Mais Baixados – [downloads orderby=download_count]
Exibe downloads de uma categoria – [downloads category=exemplo]
Exibir downloads ao acaso – [downloads orderby=rand]

Não perca: Veja como criar um site de jogos gratuitos, sem conhecimentos de programação. Para isso, basta utilizar os jogos disponibilizados na Internet gratuitamente, veja como fazer aqui: Como criar um site de jogos.

5 comentários em “Como Criar um Site de Downloads – Estilo Baixaki

  1. Wallace

    Mas não precisa de ter uma licença dos programadores dos programas?

    Responder
    1. benfikista Comentário do Autor

      Olá Wallace, tudo bem? Excelente pergunta. Se tomarmos como exemplo o Baixaki, ou sites semelhantes, rapidamente concluímos que eles não hospedam os arquivos dos programas, apenas possuem links diretos de download para os sites dos desenvolvedores (ou programadores). Dessa forma, não estão a desrespeitar os direitos de autor, mas sim a contribuir para a divulgação do produto.

      Se aprofundarmos a questão, podemos verificar que grandes sites (como da Samsung, Microsoft, etc.) possuem inclusivamente páginas dedicadas com material para imprensa, de forma a “estimular” a divulgação dos seus produtos / programas.

      Atenciosamente, Montar um Blog.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *