Criar um formulário de contacto para Blog (passo a passo)

Por | Atualizado em 2015-09-19

Hoje o Montar um Blog irá explicar como criar um formulário de contacto para o seu Blog. Um formulário de contacto é essencial para comunicar eficazmente com os seus leitores.

Atualmente, existem vários serviços que permitem criar um formulário de contacto de qualidade, neste artigo iremos enumerar 3 desses serviços que certamente merecem a sua atenção.

1. Wufoo

O Wufoo permite a qualquer utilizador criar formulários de contato gratuitamente. Para criar o seu formulário, aceda ao site Wufoo.com e clique no botão “Sign up for Free”. Preencha os dados requeridos para criar a sua conta Wufoo e clique no botão “Create Account”.

Após criar a sua conta poderá criar um formulário, para isso, clique no botão “New Form”. Comece a adicionar os campos do seu formulário. Poderá adicionar os campos predefinidos, ou criar campos personalizados adicionando elementos de texto, números, escolha múltipla, etc.

Para tornar o preenchimento do campo obrigatório ative a opção “Required”.

campos formulario contacto blog

No separador “Field Settings” poderá alterar vários aspetos essenciais no seu formulário, como por exemplo:

  • Alterar o texto apresentado (poderá colocar o texto em português);
  • Tornar os campos de preenchimento obrigatório;
  • Inserir “texto de ajuda” para os seus leitores;
  • Não permitir campos duplicados;
  • Etc.

formulario contato para blog wufoo

Quando terminar clique em “Save Form”. Aceda novamente ao separador “Forms” do Wufoo e clique no botão “Code” do formulário que acabou de criar.

formularios contato

Clique no botão “Embed Form Code” e copie o código do seu formulário (versão Javascript). Agora aceda ao seu blog e cole o código Javascript diretamente nos seus artigos (ou páginas).

Para inserir o formulário nos seus artigos do Blogger (por exemplo), aceda ao painel de controlo do seu blog e clique em “Nova Mensagem” (poderá editar uma mensagem já existente) – “Editar HTML” – cole o código Javascript fornecido e salve as alterações. Verifique o resultado final.

De salientar, que a versão gratuita do Wufoo apenas permite a criação de 3 formulários (suficiente para a maioria dos blogueiros).

2. JotForm


O JotForm é um serviço gratuito (e em Português) que permite criar formulários facilmente. De salientar, que o JotForm poderá ser conectado à sua conta DropBox, permitindo guardar todos os arquivos enviados pelos seus leitores diretamente no DropBox.

Para criar o seu formulário será necessário criar uma conta gratuita, para isso, clique em “Sign Up” no topo da página.

Após o cadastro, clique no menu “Meus Formulários” e selecione “Novo Formulário”. Você poderá criar um formulário em branco, ou usar um template já pronto do JotForm digitando uma palavra-chave (WordPress, Blogger, etc.) para encontrar os modelos disponíveis.

Criar formulario contacto para Blog

Caso opte por criar um formulário em branco, encontrará todos os campos disponíveis no menu esquerdo. Quando terminar, clique no botão “Salvar” e digite um email para receber alertas de novas respostas do formulário.

Por fim, clique no separador “Setup e Embed” – “Condigo Fonte” e copie o código de incorporação. Cole o código na página onde pretende exibir o seu formulário.

Conetar JotForm ao DropBox: Comece por clicar no Menu “Meus Formulários” no topo da página – selecione o formulário que pretende conectar e clique no botão “Envios”.

Agora, clique no botão “Configurações” (em forma de roda dentada) e ative a opção “Send Submissions to DropBox”.

3. Email me Form

O Email me Form é serviço completo que permite criar vários tipos de formulários (contacto, pagamento, compra, etc.). A versão gratuita do Email me Form é bastante restritiva, permitindo receber apenas 100 respostas ao formulário por mês. Em alguns casos, este valor pode ser suficiente, caso contrário o leitor poderá fazer o upgrade da sua conta (poderá cancelar o serviço a qualquer momento).

Para criar o seu formulário, clique no botão “Free Sign Up” e preencha o formulário de cadastro. Agora já poderá começar a compor o seu formulário, clicando nos campos necessários do menu esquerdo.

Os campos são adicionados em Inglês, no entanto, você poderá alterar o texto exibido clicando no campo adicionado e alterando o campo “Field Label”. Você poderá tornar o preenchimento do campo obrigatório marcando a opção “Required”.

Criar um formulário de contacto para Blog

Quando terminar, clique no botão “Save Form” e copie o código de incorporação (código iFrame recomendado). Cole o código de incorporação na página onde pretende exibir o formulário e guarde as alterações.

Criar um formulário de contacto – Cuidados a ter:

Se você criar um formulário para receber arquivos dos seus utilizadores, instale um antivírus no seu computador. Afinal, você não sabe que tipo de arquivo estará a receber. Caso pretenda um antivírus gratuito, consulte o nosso blog de informática: SafePC Tuga – Melhores antivírus gratuitos.

Qual é a sua sugestão?

Conhece mais algum serviço para criação de formulários de qualidade? Partilhe com os nossos leitores, deixando o seu comentário. Obrigado.

3 comentários em “Criar um formulário de contacto para Blog (passo a passo)

  1. Elisabete de Mello

    Bom dia.

    Gostaria de criar um formulário de contato que possibilite a pessoa enviar um arquivo com a mensagem. Como fazer? Grata.

    Responder
    1. benfikista Comentário do Autor

      Cara Elisabete de Mello,

      O Wufoo permite adicionar um campo para upload de arquivos, no entanto, terá de fazer o upgrade para uma conta PRO. Como nem todos os leitores tem possibilidade de pagar pelo serviço, iremos procurar uma alternativa gratuita, que será publicada juntamente com o artigo.

      Atenciosamente, equipa Montar um Blog.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *