Criar filtros no Google Analytics (temporários ou Definitivos)

Por | Atualizado em 2016-01-17

As estatísticas recolhidas pelo Google Analytics são essenciais para monitorizar o desempenho das suas páginas. É com base nessas estatísticas que você toma decisões importantes sobre a estratégia a assumir para o futuro, e como tal, quanto mais fiáveis forem os dados, melhor o seu desempenho.

A pensar nisso, o Google Analytics decidiu incorporar uma ferramenta que permite filtrar os dados automaticamente, eliminando algumas “incoerências” nas estatísticas.

criar filtros no google analytics

Criar filtros no Google Analytics (temporários ou Definitivos)

Existem duas formas de adicionar um filtro no Google Analytics. A primeira, a nível “local” que desaparece sempre que você fecha a janela do navegador. E a segunda, criando um tipo de filtro definitivo que será carregado sempre que entrar na sua conta Analytics.

Vamos começar pelo filtro “temporário”. Entre na sua conta Google Analytics, e selecione os dados que pretende filtrar. Ao exibir as estatísticas clicar no link “avançado” e selecione as condições do seu filtro, por exemplo, excluir as visitas de determinada página. No final, basta clicar no botão aplicar.

criar filtros no google analytics

O segundo filtro assume carácter definitivo, permitindo manter os dados sempre filtrados. Este tipo de filtro é especialmente interessante quando você pretende ocultar as suas visitas no Google Analytics, ou está sendo vítima de tráfego de spam de links “estranhos” que contaminam os seus dados negativamente.

Para isso. Basta selecionar a conta que pretende usar (se possuir várias), e aceder ao menu “Admin” – secção “Visualização de Propriedade” – Filtros.

filtros google analytics

Agora clique no botão Adicionar filtro e defina os parâmetros que pretende usar. No final, clique no link “confirmar filtro” que lhe dará uma pré-visualização dos dados que vão ser filtrados. De salientar, que este filtro poderá demorar algum tempo até estar plenamente aplicado, como tal, não estranhe se o filtro não surgir imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *