Criar feed RSS no Feedburner | Passo a Passo

By | outubro 14, 2011

O FeedBurner é um serviço gratuito do Google que permite criar um feed RSS para o seu site ou blog. Os feeds são essenciais para manter os seus visitantes atualizados (e interessados).

Criar Feed no Feedburner

Para se inscrever no FeedBurner necessita de uma conta Google. Se já possui uma conta Blogger, Orkut ou Gmail basta entrar no FeedBurner usando os dados dessa mesma conta.

Entre no FeedBurner e digite a URL do seu site/blog no campo “Burn a feed right this instant” e clique em “Next”.

Criar feed RSS no Feedburner

Em seguida, deverá seleccionar o endereço de feed (caso seja necessário) que pretende utilizar como “fonte” de informação:

Criar feed RSS no Feedburner

Nota: Pode ser alterado posteriormente.

Na janela seguinte deverá indicar o nome do seu Feed (Feed Title) e o endereço do seu Feed. Normalmente estes dois parâmetros são iguais ao nome do seu site ou blog, por exemplo:

Criar feed RSS no Feedburner

O seu feed foi criado. Clique no botão “Next” até surgir o painel do FeedBurner, para completar toda a operação. Por fim, deverá divulgar o Feed na sua página.


Criar Feeds “Subscrever por email”

Uma forma simples de conquistar leitores, é adicionando a ferramenta “Subscrever por email”. Para isso, aceda novamente à sua conta FeedBurner e clique no menu “Publicize”. No Menu esquerdo clique em “Email Subscriptions”. Clique no botão “Active” para iniciar o serviço.

Por fim, selecione o idioma Português e copie o código gerado pelo Feedburner. Cole o código na sua página, por exemplo, se possui o Blogger:

Aceda ao Painel de Controlo do seu Blog – Menu Design (ou Esquema) – adicione uma Miniaplicação de HTML/Javascript – cole o código fornecido e guarde as alterações.

Um comentário em “Criar feed RSS no Feedburner | Passo a Passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 + 1 =