Comprar site – Tudo o que precisa saber

Por | Atualizado em 2015-11-01

Neste tutorial iremos explicar como comprar um site e começar a publicar todo o seu conteúdo. A construção do site demora menos cerca de 10 minutos, para isso, iremos utilizar a plataforma gratuita WordPress.org.

Lembre-se, a única coisa que o leitor terá de pagar é a hospedagem, a construção do site é totalmente gratuita. O WordPress.org permite-lhe ainda adicionar várias funcionalidades, através da instalação de plugins (gratuitos).

Comprar site – Aspetos a ter em conta


1. Preço – O primeiro aspeto que você deve ter em conta é o preço.

Por vezes os produtos baratos excluem muitos serviços, que podem fazer falta mais tarde. Se pretende comprar um site numa boa empresa de hospedagem, aconselhamos a PTWS.

2. Tráfego – O tráfego é um elemento muito importante. Sempre que um utilizador visita a sua página, são transferidos vários arquivos dos seus servidores. Esse tráfego é contabilizado e caso exceda a sua quota definida, terá de pagar um valor extra.

Portanto, antes de pensar em ser “forreta”, deverá equacionar os seus planos para o futuro do site.

3. Hospedagem Linux ou Windows?

É uma dúvida bastante comum entre os novos Webmaster. Tanto a hospedagem Linux, como a hospedagem Windows apresentam as mesmas condições de segurança e fiabilidade. No entanto, se o seu projeto envolver programação ASP ou MS Acess, deverá optar por hospedagem Windows.

Caso o seu projeto, envolva programação PHP e trabalho com bases de dados MySQL, poderá optar por hospedagem Linux.

Nota: Caso você pretenda criar o seu site com o WordPress.org (como sugerido no inicio do artigo), compre hospedagem Linux.

4. Painel de Controlo (Cpanel) – O site será gerido por um painel de controlo, neste caso o Cpanel. Neste painel, você terá acesso a várias configurações importantes, incluindo a funcionalidade Softaculous (que permite instalar o WordPress.org).

Antes de avançar para a compra do site, peça para verificar o interface do Cpanel. Poderá parecer estranho, mas algumas empresas de hospedagem “cortam” várias funcionalidades do Cpanel, tornando a gestão do site muito “básica”.


5. Backups diários e servidores – Por fim, garanta que compra um site numa empresa que garanta backups diários, servidores com uptimes de 99.9% e que garanta a devolução do seu dinheiro em caso de insatisfação. Mais uma vez, a PTWS consegue englobar todas as caractericas descritas.

Pronto para avançar com o seu site?

Após entrar no site PTWS, clique “Alojamento” no menu horizontal. Defina o tipo de Alojamento que pretende utilizar, neste caso, Linux. Teste a disponibilidade do nome (domínio) do seu site – Clique no botão Continuar e finalize pedido.

Comprar site - Tudo o que precisa saber [Veja aqui]

A PTWS coloca a sua disposição várias formas de pagamento. Se vive em Portugal, pode inclusivamente pagar no Multibanco.

Agora que comprou o seu site, está na altura de construir as páginas e adicionar conteúdo. Veja como criar um site em WordPress.org no seguinte artigo:

Como criar site em Wordrpess (Com vídeo Aula)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *