Como colocar um domínio personalizado no Blogger

Por | Atualizado em 2016-07-29

Neste tutorial, iremos explicar como colocar um domínio personalizado no Blogger (www.exemplo.com). Na prática, poderá usar uma extensão de domínio tradicional “.com” ou “.com.br”, ou optar por outra extensão de domínio personalizada (.store, .movie, etc).

Para isso, será necessário adquirir o seu domínio próprio através de uma empresa de hospedagem(nota: O Google já não permite a compra de domínios pelo painel administrativo do Blogger). Para exemplificar iremos utilizar a empresa de hospedagem PTWS.

Você poderá optar por comprar apenas o domínio, ou adquirir o plano de hospedagem total. Com o plano de hospedagem total você passa a poder hospedar o seu conteúdo (vídeos, páginas HTML, etc.) nos seus servidores, obtém contas de email personalizadas com o seu domínio (por exemplo: email@oseublog.com), possibilidade de instalar outros scripts nos seus servidores, etc.

Na prática, o URL do seu blog será alterado, no entanto, você continuará a gerir todo o blog através da página inicial do Blogger. Todo o conteúdo que você publicou, será mantido, inclusivamente o template do seu Blog.

1. Adicionar domínio personalizado no Blogger

Antes de avançar é necessário que você já tenha comprado o seu domínio personalizado. Se ainda não comprou aceda à PTWS.

Após adquirir o domínio próprio, aceda ao Menu Configurações do Blogger – separador “Básico”. Clique no link “Configurar um URL de terceiros para o seu blogue”. Digite o URL do domínio personalizado que acabou de comprar.

domínio personalizado no Blogger

2. Configurar novo domínio Blogger

Agora, aceda à sua conta PTWS e localize as configurações de DNS do seu site, neste caso (Editor de Zona avançado de DNS).

Liste “WWW” como nome, e ghs.google.com como nome do Host, do tipo CNAME.

Caso você tenha dificuldades, solicite ajuda direta à equipa de suporte da PTWS.

dns dominio blogger

Ainda no editor avançado de DNS, será necessário inserir as entradas tipo “A”, para isso, basta digitar o nome do seu domínio, seguido dos seguintes IPs, por exemplo:

seudominio.com IN A 216.239.32.21
seudominio.com IN A 216.239.34.21
seudominio.com IN A 216.239.36.21
seudominio.com IN A 216.239.38.21

Salve as alterações e a configuração estará pronta, em breve o seu blog irá redirecionar para o novo domínio. Este procedimento pode levar entre 24 a 72 horas, sendo normal que o seu blog fique “offline” para algumas pessoas, sendo este “sintoma” normal, sendo a fase da propagação do DNS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *