Como validar o código fonte do site (HTML, CSS…)

Por | Atualizado em 2015-01-04
Manter o código fonte do seu Website livre de erros é essencial para que as suas páginas sejam exibidas corretamente nos navegadores dos seus visitantes, e melhorar a indexação das suas páginas nos motores de busca.

Para o ajudar a corrigir os erros no código fonte das suas páginas (HTML, CSS, Javascript, etc), você poderá contar com a ajuda e alguns serviços gratuitos nas Internet.

Serviços para validar código


Validator.nu Living Validator: O Validator permite analisar páginas online, ou enviar arquivos para análise. Você obterá uma descrição dos erros encontrados, para que possa aplicar a respectiva correção.

Caso pretenda validar um arquivo que possua no seu computador, basta clicar no separador de seleção de recursos e optar por “File Upload”. Clique no botão “Escolher ficheiro…”, e envie o arquivo que pretende validar.

Validator - validar HTML CSS ou Javascript

W3C Markup Validation: Em alternativa você poderá utilizar o validador do w3c. Este serviço apresenta vários detalhes sobre os erros, incluindo várias soluções para tentar corrigir o problema.

Se clicar no separador “File Upload”, poderá enviar os seus arquivos para validação.

w3c validator - validar código

Analisar o código no Firefox


Outra solução interessante para analisar o seu código, consiste em utilizar a Web Console do Mozilla Firefox. Esta ferramenta possui o modo depurador que permite correr o código linha a linha (exibindo os valores contidos em variáveis), e ainda o avisa dos problemas contidos no código fonte.

Para aceder à Web Console do Firefox, aceda ao menu “Ferramentas” – “Desenvolvedor Web” – “Web Console”. Ou experimente as teclas de atalho “CTRL+SHIFT+K”.

Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *