Como usar os Rich Snippets (Benefícios, Ferramentas, etc.)

Por | Atualizado em 2016-04-19

Os Rich Snippets são pequenas informações adicionais que surgem nos resultados de pesquisa, que ajudam as suas páginas a ganhar maior destaque nos motores de busca (o Google, Bing ou Facebook). Essa informação pode ser usada pelos usuários, para determinar se determinada página possui a informação desejada.

A utilização dos Rich Snippets, pode levar a um aumento significativo do CTR e consequentemente, ao aumento das visitas através de tráfego orgânico. Para começar a usar os Rich Snippets será necessário adicionar algumas linhas de código simples, que não condicionam o visual da página.

rich snippets

Como usar os rich snippets

Existem duas formas de adicionar os rich snippets às suas páginas: através de microdata (formato moderno de arquivo HTML), que suporta todos os tipos de rich snippets. Ou através de Rdf, um formato mais antigo que não suporta todas as funcionalidades, e como tal, não é recomendado.

Para simplificar, nós recomendamos a utilização do serviço Microdata Generator, que permite gerar o código necessário de uma forma bastante simplista.

como usar os rich snippets

Benefícios dos rich snippets

Tal como já foi referido, é expectável um aumento de visitas de tráfego orgânico (através dos motores de busca). Os rich snippets também são benéficos para os seus visitantes que tem acesso a mais informação sobre os produtos / páginas, podendo ainda contribuir na avaliação de produtos.

Se você possui uma loja virtual, poderá usar os rich snippets para adicionar informações adicionais aos resultados de pesquisa, como o preço, disponibilidade em stock, avaliação do produto, etc.

Tipos de Rich Snippet

Existem diversos tipos de Rich Snippets, que podem ser adequados aos mais diversos tipos de sites.

Produto – Ideal para quem possui uma loja virtual. Poderá incluir informação sobre um produto, o preço, disponibilidade e revisão ratings (sua ou dos visitantes – aggregate rating).

Receita – Se possui um site de Receitas poderá ser bastante benéfico exibir uma foto do “prato” em questão, bem como informação do tempo que demora a confecionar.

Review – Uma avaliação de um produto ou serviço.

Evento – Permite exibir nos resultados de pesquisa informação de determinado evento.

Aplicativo / Software – Informações sobre um aplicativo de software (por exemplo, aplicativos do Google Play Store), incluindo a sua URL, classificações e preço.

Vídeo – Inclui uma miniatura do vídeo. É muito comum encontrar este tipo de Rich Snippet ao pesquisar vídeos do YouTube.




Como testar os rich Snippets

Os Rich Snippets não aparecem de forma imediata nos resultados de pesquisa, visto que é necessário que as alterações sejam detectadas pelos motores de busca. Como tal, é normal que o Webmaster faça a pergunta: será que os rich snippets estão funcionando?

Para o ajudar, o Google desenvolveu uma ferramenta gratuita que permite verificar a sintaxe dos seus Rich Snippets, em busca de problemas. Para usar essa ferramenta, basta aceder à seguinte página: Webmaster Tools – Rich Snippets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *