Como testar a versão mobile do meu site no PC

Por | Atualizado em 2016-09-17

Os dispositivos móveis (smartphones e tablets) possuem uma preponderância cada vez maior no desenvolvimento dos websites. Como tal, construir páginas otimizadas apenas para uma vertente “PC”, pode revelar-se um erro grave, prejudicando severamente o SEO da sua página, e criando embaraços com outras ferramentas (por exemplo, no posicionamento dos anúncios do Adsense).

Como testar a versão mobile do meu site no PC

Testar a versão mobile do seu site

Comece por aceder à página que pretende testar através do navegador do seu PC (no nosso exemplo, iremos usar o Google Chrome). Pressione a tecla de atalho F12 para aceder às ferramentas de desenvolvedor.

Agora, selecione o Layout “Mobile” pressionando o botão presente no canto superior esquerdo do painel das ferramentas de desenvolvedor. Em alternativa, poderá usar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+M.

mobile-google-chrome

Se tudo correu bem, surgirá a versão mobile do site. Repare que também é possível simular a tela de alguns dispositivos móveis (Samsung Galaxy S5, Iphone 6 Nexus 6P ou Ipad).

De salientar, que outros navegadores como o Mozilla Firefox ou o microsoft Edge também contam com ferramentas de desenvolvedor semelhantes, que permitem simular o design responsivo em várias resoluções.

Na prática, basta lançar o navegador e pressionar a mesma tecla de atalho, neste caso F12 para iniciar as opções de desenvolvedor.

No Firefox poderá pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+M para lançar o design responsivo, enquanto que no Microsoft Edge, será necessário aceder ao menu “Emulação” e selecionar a resolução pretendida.

Otimizar site para dispositivos móveis

Para garantir que as suas páginas são exibidas corretamente em todos os dispositivos, é importante reforçar a aposta em recursos responsivos. Para mais detalhes consulte os seguintes tutoriais:

Como deixar as imagens responsivas;
Criar sites responsivos;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *