Como reduzir tamanho de PNG no GIMP (otimizar para Web)

Por | Atualizado em 2016-09-18

Precisa de reduzir o tamanho das suas imagens PNG? O Gimp pode ser uma excelente ajuda. Nos nossos testes o Gimp conseguiu reduzir o tamanho do PNG em mais de 60%, otimizando essas mesmas imagens para serem usadas numa página Web.

O formato PNG (Portable Network Graphics) possui características especiais (como a transparência) que o tornam essencial no desenvolvimento de páginas Web.

Poderá ainda criar arquivos PNG do zero usando o Gimp, adicionando um fundo transparente à imagem. Este procedimento também pode ser usado para remover o fundo de uma imagem.

reduzir tamanho de PNG

Reduzir tamanho de PNG no Gimp

O Gimp é um editor de imagens gratuito, possuindo funcionalidades poderosas que o tornam uma excelente alternativa ao Photoshop.

Para baixar o Gimp basta aceder à seguinte página: Download Gimp. Após a instalação, comece por abrir a imagem que pretende editar no programa Gimp. Para isso, aceda ao menu “Ficheiro” (ou Arquivo) – Abrir.

Em seguida, aceda ao menu “Imagem” – Modo – Indexada. Na janela que surge, marque a opção “usar paleta otimizada para web”. Poderá igualmente marcar a caixa de seleção da opção “Remover cores não utilizadas no mapa de cores”.

png modo indexada

Para terminar, basta aceder ao menu “Arquivo” e selecionar a opção “Exportar”. Está pronto, se tudo correu bem o Gimp terá reduzido significativamente o tamanho do seu arquivo PNG.

Criar imagens PNG

De salientar, que o Gimp também lhe permite criar imagens png no zero. Para isso, basta aceder ao menu “Ficheiro” (Arquivo) – Novo. Clique no botão “+” para abrir as “Opções avançadas” e altere o campo “Cor de Fundo” para Transparência.

criar-png-no-gimp

No final, não se esqueça de selecionar o formato de imagem “.png”. Para isso, poderá digitar o nome da imagem seguido da extensão do arquivo (por exemplo: imagem.png).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *