Como personalizar meu Blog – Dicas e Gadgets

Por | Atualizado em 2015-11-12

Neste tutorial iremos explicar como personalizar o seu blog, criando um template com um design atrativo e recheado de funcionalidades essenciais para dar um aspecto profissional às suas páginas.

Personalização VS Performance

Possuir um desing atraente é importante, no entanto, não se pode esquecer da performance das suas páginas, que devem carregar rapidamente. Como tal, opte por inserir apenas os recursos que ache importantes para o seu blog.

Como personalizar meu Blog – Template

Comece por definir o template que você irá utilizar no seu blog. Por exemplo, no Blogger você poderá utilizar o editor de templates para personalizar as cores, os tipos de letra, bem como o posicionamento dos gadgets do blog. Para usar o editor, basta aceder ao menu “Modelo” e clique no botão “Personalizar”.

Como personalizar meu Blog

Você poderá pré-visualizar as modificações na parte inferior do ecrã. Caso fique satisfeito clique no botão “Aplicar ao Blogue”, caso contrário clique em “Voltar ao Blogger”. Caso tenha dúvidas consulte o seguinte tutorial: Como personalizar template no Blogger.

Em alternativa, você poderá baixar um template pronto a usar do site BTemplates. Após extrair os arquivos do template basta fazer o upload do arquivo XML. Veja mais detalhes no tutorial: Como instalar um template no Blogger.

Cabeçalho


Para personalizar o cabeçalho do seu blog, você poderá optar por simplesmente adicionar o nome do seu blog, ou criar uma imagem de cabeçalho personalizada usando o xHeaders. O xHeaders disponibiliza várias imagens interessantes, podendo ainda editar essa mesma imagem.

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar um cabeçalho personalizado.

Tipos de letras personalizados

No Google Fonts você encontrará vários tipos de letras fantásticas que poderá adicionar nas páginas do seu blog, ou até baixar para usar no seu computador. Comece por selecionar a fonte que pretende usar e clique no botão “Add to Collection” – “Use”.

Como personalizar meu Blog

Por fim, copie a tag de incorporação (por exemplo: <link href='http://fonts.googleapis….) e cole na secção <head> do seu blog. Por fim basta usar a tag “font-family” no elemento que pretende personalizar por exemplo (post, comentários), no CSS do seu blog.

Para mais detalhes, consulte: Como usar o Google Fonts.

Adicionar ícones das redes sociais

Adicionar ícones de partilha através das redes sociais é essencial para que os seus visitantes partilhem o seu conteúdo e gerem visitas adicionais para as suas páginas.

Para adicionar os ícones das redes sociais recomendamos o serviço Addthis. O serviço é gratuito e possui os ícones de praticamente todas as redes sociais. Além disso, o Addthis também apresenta relatórios dos conteúdos mais compartilhados, permitindo saber qual o conteúdo mais popular.

compartilhar nas redes sociais

Para começar, comece por aceder ao Addthis e selecione a opção “Sharing Buttons”. Crie uma conta gratuita (caso ainda não possua uma conta Addthis). Por fim, personalize os ícones que pretende exibir, e copie o código de incorporação.

Banco de imagens

As imagens são essenciais para ilustrar o seu conteúdo. No entanto, é importante ter em atenção aos direitos de autor. Só porque você encontrou uma imagem no Google, não significa que tenha autorização para usar essa mesma imagem.

banco de imagens

Para encontrar imagens de qualidade poderá utilizar o serviço iStockPhoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *