Como otimizar o Feedburner Email com 9 Dicas

Por | Atualizado em 2015-12-03

Construir uma lista de subscritores por email, é essencial manter os seus leitores “ligados” ao site. Uma pequena pesquisa na Internet, revela vários serviços de “Email Marketing” capazes de enviar as “Newsletters” para os seus leitores (como o MailChimp ou o Aweber). No entanto, muitos usuários optam pelo Feedburner, um serviço gratuito e sem limite de utilização.

Feedburner email marketing

Como otimizar o Feedburner Email

À primeira vista, os emails enviados pelo Feedburner possuem um aspecto “simplista”. No entanto, com algumas dicas simples, é possível otimizar o FeedBurner Email gerando mais visitas e mais subscritores.

1. Criar um formulário de inscrição

Em primeiro lugar, é preciso concentrar a sua atenção em “ganhar subscritores”. A forma mais simples de ganhar subscritores para a sua lista de email, é através de um formulário de inscrição. O próprio Feedburner permite criar um formulário, bastando aceder ao menu “Publicize” – Email Subscriptions – Subscription Management.

Altere o idioma do formulário para português e copie o código de incorporação. Poderá adicionar o formulário na parte lateral do seu site.

email

2. Otimizar o horário de entrega

O horário de entrega também é fulcral para garantir que os seus emails são visualizados. Para isso, aceda ao menu “Publicize” – “Delivery Options”. Selecione o horário de entrega dos seus emails.

Qual é o melhor horário de envio? Se você possui uma página de fãs do Facebook (deveria ter), poderá ter acesso às estatísticas do seu público, nomeadamente o horário em que os seus fãs estão “online”. Esse pode ser um bom “indicio” de qual será o melhor horário para enviar os seus emails. Para mais detalhes, consulte o nosso tutorial: Qual o melhor horário para publicar no Facebook.

3. Adicionar Logótipo

Outro aspecto fundamental é adicionar o logótipo do seu site no email. Dessa forma, conseguirá reforçar a sua imagem de marca perante os seus leitores, bem como conseguir um link directo para a página inicial do seu site.

Como os emails do Feedburner são puramente texto, possuir uma imagem dará outra vida (e interesse) à mensagem. Para isso, basta aceder ao menu “Publicize” – “Delivery Options” – “Email Branding”. Adicione o link da imagem (que já deve estar hospedada online) no campo “Logo URL”.

logotipo no feedburner

E se eu não possuir um logótipo? Existem diversos serviços online capaz de o ajudar a criar o seu logótipo em poucos minutos. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar um logótipo.

4. Personalizar o texto de inscrição

Outro aspecto (muitas vezes esquecido), é o texto que surge no email de confirmação da inscrição. Ou seja, após o leitor adicionar o email na sua lista, é necessário clicar no link de confirmação que recebe por email.

Por defeito, o texto recebido pelo leitor está em “Inglês”. O que pode ser uma enorme barreira a nível “linguístico”, bem como criar “desconfiança” no leitor sobre a segurança do seu conteúdo. Para adicionar um conteúdo personalizado, aceda ao menu “Publicize” – “Email Subscriptions” – “Communication Preferences” – “Confirmation Email Body”.

5. Formate o texto do email

O Feedburner permite formatar o texto do seu email, através da alteração do tipo de letra e o tamanho de fonte. Dessa forma, você poderá melhorar o visual da sua mensagem, bem como tornar o seu email mais fácil de ler.

6. Ativar a opção “Sumário”

Outra recomendação que podemos fazer, é ativar a opção “Sumário”. Porquê? Primeiro, porque você pretende receber visitas, se oferecer o conteúdo completo, deixará de existir interesse em visitar a página. Segundo, porque o seu conteúdo irá aparecer “incompleto” por email (sem imagens, sem scripts, etc.), não refletindo toda a sua qualidade.

Para ativar o sumário, basta aceder ao menu “Optimize” – “Summary Burner”. Digite o número de caracteres que devem ser usados no “sumário”, bem como um texto de rodapé capaz de chamar a atenção do leitor.

sumario feedburner

7. Adicionar links de partilha

As redes sociais são essenciais na divulgação do seu conteúdo. Como tal, é do maior interesse adicionar links de partilha diretamente no email do enviado pelo FeedBurner. Para isso, basta aceder ao menu “Optimize” do Feedburner e selecione a opção “FeedFlare”.

Selecione os serviços de partilha (redes sociais) que pretende adicionar. Você poderá selecionar por partilhar o link do Feed ou o link do site (recomendado).

8. Usar título do post

Outra dica interessante (sugerida pelo próprio Feedburner), é usar o título do seu post como “assunto” no email. Para isso, basta aceder ao menu “Publicize” – “Delivery Options” – “Email Branding”.

Altere o campo “Email Subject/Title:” para “${latestItemTitle}” (sem aspas).

last item feedburner

9. Se usa Adsense…cuidado!

Se você adiciona “scripts” do Google Adsense nos seus posts (garantindo um melhor posicionamento), é importante garantir que o script não irá atrapalhar a exibição do email. O Feedburner não exibe anúncios, nem converte os códigos que possam surgir. Portanto, se você adicionar um script do Adsense juntamente com o texto que irá ser enviado, ele surgirá assim:

adsense feedburner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *