Como otimizar imagens para o seu Site (Web)

Por | Atualizado em 2015-12-16

O uso de imagens para ilustrar um site é praticamente indispensável. No entanto, as imagens podem tornar as suas páginas mais “lentas”, o que pode levar à penalização do site nos motores de busca.

Outro aspecto importante, é o consumo de Internet. Com os acessos a partir de dispositivos móveis (smartphone ou tablets) a crescer, é importante considerar o “custo” que o seu site irá ter para o visitante, visto que muitos desses dispositivos usam o pacote de dados (Internet do operador) para aceder ao seu site. Quanto maior for o seu site, maior será o custo para baixar a suas páginas.

Dito isto, o que podemos fazer para otimizar as imagens para um site?

Como otimizar imagens para o seu Site

Grande parte da otimização da imagem passa pela remoção de informação (meta) desnecessária. Verdade seja dita, para usar a imagem na web, é escusado guardar informações como o Fabricante da câmara, o modelo usado, etc.

Gimp

Uma forma simples de otimizar as suas imagens é através do editor de imagens Gimp (gratuito). O Gimp é mais eficiente para imagens no formato “jpg”. Para iniciar, basta aceder ao menu “arquivo” – Exportar.

Você poderá reduzir a qualidade da imagem (por exemplo para 75%), sem comprometer o resultado final. Poderá igualmente desmarcar as opções “Guardar Miniatura”, “Guardar dados XMP” e “Guardar dados EXIF”. Também poderá definir a qualidade de “Sub-amostragem” para “4:2:0 Chroma quartered” que surgem nas “Opções Avançadas”.

Como otimizar imagens para o seu Site

Tinypng (jpg)

O Tinypng é um serviço gratuito que permite reduzir significativamente o tamanho das suas imagens (formato jpg ou png). O seu funcionamento é muito simples, basta fazer o upload das imagens e aguardar enquanto a imagem é optimizada. No final, surgirá um link de download com o valor que foi possível reduzir ao seu tamanho.

diminuir png panda

Optimizilla

O Optimizilla é um serviço de enorme qualidade capaz de otimizar várias imagens em simultâneo. Caso não fique totalmente satisfeito com o resultado, poderá usar a opção de redução de qualidade que surge no final da página após a otimização.

optimizilla

Dynamic drive (Image Optimizer)

O Dynamic Drive também possui um excelente otimizador de imagens para o seu site, com a vantagem de permitir converter a imagem para formatos diferentes.

Na prática, basta fazer o upload da imagem para o Dinamic Drive ou usar o link da imagem (caso já se encontre online). No campo “Convert To”, poderá definir o novo formato da imagem ou baixar a imagem no mesmo formato (Same as input).

Clique no botão “Optimize”. Surgirá uma lista com várias versões da sua imagem, com a qualidade reduzida progressivamente. Para baixar a imagem, basta selecionar com o botão direito do rato a imagem pretendida, e selecionar “guardar imagem”.

dinamic drive-min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *