Como migrar do Blogger para o WordPress | Tutorial

Por | Atualizado em 2015-03-10
Migrar do Blogger para o WordPress é sempre uma decisão difícil, recheada de incertezas. Como tal, decidimos criar este tutorial para o ajudar nesta nova jornada.

Como migrar do Blogger para o WordPress



Tanto o Blogger como o WordPress são plataformas flexíveis permitindo importar / exportar o seu conteúdo facilmente. No WordPress, você encontra uma ferramenta específica para importar os seus “posts” facilmente.

1. Em primeiro lugar, comece por criar o seu blog em WordPress, para o qual iremos exportar o conteúdo. Para isso, será necessário comprar um domínio e uma hospedagem para garantir espaços para os seus arquivos.

Aqui no Montar um Blog recomendamos a PTWS como serviço de hospedagem. Já trabalhamos com a PTWS há vários anos sem qualquer razão de queixa. A PTWS oferece-lhe todas as ferramentas necessárias a preços atractivos.

2. Instalar o WordPress

O próximo passo consiste em instalar o WordPress no seu servidor. A PTWS possui um instalador de scripts automático, no entanto, se necessitar de mais instruções poderá consultar o seguinte tutorial: Como criar site em WordPress.

3. Agora que já possui o WordPress, está na altura de transferir o seu conteúdo Blogger. Para isso siga os seguintes procedimentos:

  • No Painel Administrativo do WordPress aceda ao menu “Configurações” > “Importar”;
  • Seleccione “Blogger” e clique no botão “instalar agora”;
  • Como migrar do Blogger para o WordPress

  • Permita o acesso do WordPress à sua conta Google;
  • Na próxima página, serão exibidos o número de postagens, imagens, comentários e links que vão ser importados;
  • Clique em “importar”;
  • Quando a importação estiver concluída clique no botão “definir autores”, que lhe permite associar a conta das postagens ao autor do “WordPress”;
  • Parabéns, acabou de concluir a importação!

Configurações necessárias



Agora que acabou a importação do seu blog, são necessárias algumas configurações para que tudo funcione correctamente.

– Aceda ao Painel Administrativo do WordPress e aceda às “Configurações” – “Links Permanentes” e defina a estrutura dos links para uma semelhante à do Blogger.

– Agora será necessário redirecionar os seus visitantes para a sua nova página, mantendo os subscritores, visitantes e rankings. Para isso você vai necessitar do plugin “Blogger to WordPress”.

Criado pela “ntcamp”. Após ativar o plugin aceda a Ferramentas – “Blogger to WordPress” e clique no botão “Começar configuração”.

Como migrar do Blogger para o WordPress

– Na lista de blogs importados (que em principio é apenas um) clique em “obter código”.

– Copie o código gerado e aceda ao Painel do Blogger. Entre no separador modelo – editar HTML (poderá fazer um backup do template antes de avançar).

– Cole o código gerado, substituindo todo o código contido no template. Salve as alterações. Para verificar se tudo funciona correctamente, tente aceder a um post do seu blog com o domínio blogspot, que deverá redimensionar automaticamente para o novo URL do WordPress.

Redireccionar leitores Rss e Feed

Para redireccionar os seus subscritores de Feed aceda ao menu “Configurações” – “Outros” do Blogger e no campo “URL de redirecionamento de Feed e de mensagens.

Adicione o URL do Feed do WordPress : www.dominio.com/feed grave as alterações.

Como migrar do Blogger para o WordPress

Conclusão: Os seus posts e comentários estão agora no WordPress, os seus rankings nos motores de buscar intactos e os subscritores serão redireccionados para o novo site. Tudo pronto para expandir o seu blog com as ferramentas poderosas do WordPress.

[warning]Nota: Não deve apagar o seu blog (blogspot) pois este e usado para redireccionar os subscritores para o novo site.[/warning]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *