Como justificar o texto no WordPress (Local ou todo Site)

Por | Atualizado em 2015-12-16

Neste tutorial, iremos explicar como justificar o texto no WordPress de uma forma simples e intuitiva. Você poderá justificar o texto apenas numa página (ou secção), ou aplicar esse estilo a todas as páginas do seu WordPress. Esta última solução, é particularmente interessante quando pretendemos justificar o texto de todos os posts do WordPress.

Como justificar o texto no WordPress

O WordPress possui uma ferramenta embutida no editor de mensagens, que permite justificar o texto em apenas um clique. Na prática, basta selecionar o texto que pretende editar e clicar no botão “Justificar”.

como justificar texto no wordpress


Como é óbvio, esta ferramenta não é suficiente para justificar textos posicionados fora da mensagem principal. Como tal, é importante aprender a justificar o texto “localmente”, usando código CSS. Para isso, basta usar a tag “text-align: justify;”.

Num exemplo prático, imagine que pretende justificar o texto de um widget da sidebar (barra lateral). Bastaria aceder ao menu “Aparência” – “Widgets” – Selecionar o widget.

Agora, adicione a tag “<div style=”text-align: justify;”> no inicio do widget e “</div>” no final (ambas sem aspas). Por exemplo:

<div style="text-align: justify;">
corpo do widget
</div>

Justificar o texto no WordPress (todos os artigos)


Se pretende alinhar o texto do seu WordPress de forma diferente, aplicando esse estilo a todas as páginas, deverá digitar o código “text-align: justify;” no elemento que pretende justificar. Por exemplo, vamos supor que pretendemos justificar o texto de todos os artigos do WordPress.

Comece por abrir uma página do seu WordPress (à sua escolha), e clique com o botão direito do rato no elemento que pretende justificar (por exemplo, o corpo da mensagem). Agora, selecione a opção “inspecionar elemento”).

justificar o texto no WordPress

Surgirá o código-fonte do elemento selecionado. Dessa forma, poderá determinar a identificação do elemento no código CSS, que no nosso exemplo, seria “entry-content”. Agora, basta aceder ao menu “Aparência” do WordPress – Editor. Selecione a página “style.css” e procure o desejado (neste caso, entry-content). Adicione o código CSS “text-align: justify;” (sem aspas) e guarde as alterações.

Justificar TODO o texto no WordPress

Embora não seja recomendável, é possível justificar todo o texto em WordPress. Para isso, basta justificar o elemento “body” da página. Comece por aceder ao menu “Aparência” – “Editor” – “Style.css”. Procure o elemento “body” e adicione o código: text-align: justify;

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *