Como instalar o WordPress manualmente (passo a passo)

Por | Atualizado em 2016-04-20

Atualmente a maioria das empresas de hospedagem, oferecem um instalador de “scripts” automático (softaculous, fantástico, etc.), que permite instalar o WordPress em poucos cliques.

Se empresa de hospedagem que contratou não oferecer esse serviço, ou pretende instalar o WordPress no PC, poderá proceder à instalação manual.

Para isso, basta criar uma base de dados SQL, instalar o WordPress e conectar a respetiva base de dados ao seu Website. Complicado? Nem por isso, toda a operação fica concluída em menos de 10 minutos.

O WordPress que é atualmente uma das maiores plataformas gratuitas para criação de sites. A flexibilidade do WordPress permite criar vários tipos de sites, com um design atrativo, e recheado de funcionalidades (que podem ser adicionadas através de plugins).

Como instalar o WordPress manualmente

Como instalar o WordPress manualmente

Em primeiro lugar, comece por baixar a versão mais recente do WordPress para o seu computador e extraia os arquivos para uma pasta, usando para isso um programa específico (por exemplo, o WinRAR).

baixar wordpress

Através da sua conta de hospedagem, aceda ao painel de controlo (por exemplo, o cPanel), e procure a opção mySQL databases. Clique no botão “Create database” para criar a sua base de dados. Será necessário criar um usuário (protegido com senha).

Para conseguir escrever dados na base de dados, será necessário associar a base de dados ao usuário que criou. Essa operação deverá ser efectuada através do campo “Add User To Database”. Forneça privilégios suficientes para editar o conteúdo da base de dados.

Instalar o WordPress manualmente

Após criar a base de dados, podemos proceder para a instalação manual do WordPress. Para isso, basta aceder através de FTP ao seu servidor usando um programa como o Filezilla, ou usando o explorador de arquivos do painel administrativo.

Faça o upload dos arquivos do WordPress para o servidor (normalmente na pasta public_html). Após todos os arquivos serem transferidos, aceda ao link principal do seu Website. Se tudo correu bem, surgirá o painel de instalação do WordPress.

instalar o wordpress manualmente

Em primeiro lugar, será necessário definir o idioma que pretende usar. Em seguida, será necessário configurar o acesso à base de dados, usando os dados que definiu no momento da criação da base de dados. Se o WordPress conseguir conectar à base de dados, surgirá uma mensagem de sucesso com o respetivo botão de “Instalar”.

Após concluir a instalação, já poderá aceder ao painel administrativo do WordPress. Para isso, basta aceder ao link do seu website, seguido de “wp-admin”. Por exemplo: www.linkdosite.com/wp-admin

Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contacto com a nossa equipa enviando o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *