Como hospedar um site no meu PC (acessível pela Internet)

Por | Atualizado em 2016-06-05

Precisa de hospedar um site no seu computador e tornar-lo acessível através da Internet (com domínio próprio)? É muito simples, para isso basta usar o programa WampServer e configurar corretamente a sua rede para receber ligações externas (da Internet).

O que é o WampServer?

O Wamp é um acrónimo das palavras “Windows, Apache, MySQL e PHP”. Na prática, ao instalar o Wamp do seu computador estará a instalar três aplicativos ao mesmo tempo, que são essenciais para criar um servidor para hospedar conteúdo (páginas Web). Esse conteúdo pode ser acedido através de uma rede local (por exemplo para desenvolver um site em equipa), ou através da Internet.

Como hospedar um site no meu PC

1. Em primeiro lugar, comece por instalar o WampServer no seu computador, bem como os respectivos aplicativos essenciais ao seu funcionamento (Visual Basic) que são sugeridos pelo próprio desenvolvedor do WampServer. Execute o WampServer e verifique se o ícone do aplicativo fica verde (ou seja, todos os serviços a serem executados).

Caso o WampServer exiba um ícone laranja ou vermelho, significa que algum programa ou serviço está a bloquear as portas necessárias ao correto funcionamento do programa. Para saber como resolver o problema, aceda ao seguinte tutorial: Wamp server ícone laranja – Como resolver?

2. Adicionar site ao Wamp

Após colocar o servidor online, será necessário adicionar o seu Website no diretório “www” do WampServer. Para isso, poderá adicionar uma página estática (.html), ou até mesmo uma instalação do WordPress. Caso tenha dúvidas, consulte o nosso tutorial: Como instalar o WordPress no PC com WampServer (com vídeo).

Para adicionar uma página estática, basta copiar o arquivo (.html) para o diretório C:/wamp/www do seu computador.

3. Permitir o acesso – Apache

O terceiro passo consiste em alterar as configurações do Apache para aceitar ligações externas. Caso contrario, ao aceder ao seu website fora do localhost, irá receber erros 403 – Forbidden.

Para isso, basta clicar com o botão direito do rato no ícone do WampServer – Apache e toque no aplicativo httpd.conf e altere o campo:

<Directory /> AllowOverride none Require all denied </Directory>

para

<Directory /> AllowOverride none Require all granted </Directory>

Guarde as alterações e toque novamente no ícone do WampServer e selecione “Restart All Services”.

4. Abrir a porta 80 na Firewall

Para conseguir aceder ao seu servidor, será necessário abrir a porta 80 através da Firewall. Para isso, comece por aceder ao Painel de Controlo do seu Windows e procure as opções da Firewall. Toque na opção “Definições Avançadas” – Regras de Entrada – Nova Regra.

Agora, selecione a opção “Porta”, com o protocolo TCP e defina a porta 80. Clique no botão “Seguinte” e guarde todas as alterações.

5. Último passo: Reencaminhamento de portas

Para terminar, será necessário fazer o reencaminhamento de portas do seu router (roteador) para o seu servidor. Para isso, comece por aceder às configurações do seu roteador, pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC. No Gestor de Tarefas, aceda ao menu Arquivo – Nova Tarefa – digite cmd.exe para iniciar a linha de comandos.

Na linha comandos digite ipconfig e verifique qual e copie o IP que encontra no campo Default Gateway. Digite esse ip na barra de endereços do seu navegador precedido de “http://”, por exemplo “http://192.168.1.1”.

Digite o nome de usuário e respectiva senha para aceder às configurações do roteador (poderá encontrar os dados de login nas instruções do dispositivo, ou solicitando ao fornecedor do serviço).

Procure a opção reencaminho de portas de redirecione a porta 80 para o anfitrião, neste caso, o IP local do seu computador-

Como aceder ao seu website através da Internet?

Se tudo correu bem, o seu website já estará disponível na Internet. Para aceder, deverá usar o IP público do seu computador. Para descobrir o seu IP basta fazer uma pequena pesquisa no Google e aceder ao site através desse mesmo IP, por exemplo http://seuip

Posso usar um domínio personalizado?

Sim pode, atualmente existem serviços que permitem registar um domínio gratuitamente, ou simplesmente adquirir um domínio nas extensões mais conhecidas (.com, .org, etc) em serviços como o GoDaddy.

No nosso exemplo usamos o serviço Dot.tk. Na prática, basta selecionar o domínio que pretende usar (depende da disponibilidade) e tocar no botão GO. Em seguida, selecione a opção “DNS” e digite o seu IP publico do seu servidor. Está pronto, agora, sempre que alguém digitar o domínio que definiu, será redirecionado para o seu Website pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *