Como fazer o backup do WordPress para o Dropbox

Por | Atualizado em 2015-09-22

Criar um backup do WordPress (arquivos e base de dados) é essencial para prevenir possíveis falhas, que possam comprometer o seu Website.

Para o ajudar, poderá contar com a ajuda do plugin gratuito “Wordpress Backup to Dropbox”, que tal como o próprio nome indica, faz o backup do WordPress para o Dropbox.

Como fazer o backup do WordPress para o Dropbox

1. Comece por criar uma conta gratuita no Dropbox (ou use uma conta existente), que lhe oferece 2 GB de armazenamento grátis.

2. Em seguida, instale o plugin “WordPress backup to Dropbox” através do painel administrativo do WordPress.

Caso tenha dificuldades, poderá consultar o nosso tutorial, “Como instalar plugins no WordPress( 3 soluções)”.

3. Após a instalação, aceda a secção “Plugins” -> “Plugins instalados” do WordPress e ative o “WordPress backup to Dropbox”.

4. Em seguida, será necessário autorizar o acesso à sua conta “DropBox”. Para isso, clique no botão “Authorize” e adicione os dados de login da sua conta. Esta operação é feita apenas uma vez.

autorizar dropbox no wordpress

5. Se tudo correu bem, o seu WordPress irá ficar conectado ao DropBox. Nas opções do plugin encontrará o campo “Store backup in a subfolder of the wpb2d app folder”, que permite armazenar todos os arquivos de backup numa única pasta. Esta opção é bastante útil, pois permite armazenar todos os arquivos de backup num único diretótio.

6. Agora, seleccione a frequência com que deve ser efectuado o backup e guarde as alterações. De preferência, deverá efectuar o backup do WordPress nos dias com menos visitas, para não sobrecarregar o servidor.

opções de backup do wordpress

7. No final, aceda ao separador “Backup Monitor” e clique no botão “Start Backup” para criar o primeiro backup.

backup wordpress

Para verificar se tudo correu bem, é sempre boa ideia aceder à sua conta Dropbox e confirmar se existe um backup dos arquivos do WordPress, juntamente com o backup da base de dados SQL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *