Como escolher o nome para Blog – Dicas

Por | Atualizado em 2015-02-18

Um dos primeiros desafios de quem pretende criar um blog, é escolher o nome ideal para o seu blog e respectivo domínio (o que é um domínio?). Por vezes, o nome surge instantaneamente, outras vezes, é necessário gastar algum tempo equacionando várias opções.

Também é preciso ter em conta que a maioria dos nomes que nos surgem em mente podem já ter sido usados por outros blogs, deixando poucas alternativas. No entanto, com algumas dicas será possível encontrar o nome perfeito para o seu blog.

Como escolher o nome para Blog - Dicas

Como escolher o nome para Blog – Dicas

1. Primeiras dicas a considerar:

Imagine que você diz o nome do seu blog a um familiar, será que ele irá recordar o nome do mesmo no dia seguinte? O nome do blog deve ser fácil de recordar, e respeitar os seguintes aspectos:

  1. Simples e fácil de pronunciar;
  2. Fácil de digitar;
  3. Que não inclua hífenes a separar palavras;
  4. Relacionado ao tema do blog (transmitindo a ideia imediata da temática do blog);
  5. Que não ofenda ou desrespeite direitos de autor (usando nomes de marcas registadas).

2. Pesquisar palavras-chave

Outra dica importante, é pesquisar palavras-chave relacionadas com o tema que você irá abordar, dessa forma, será possível criar várias “combinações” para usar como nome do blog. Para pesquisar palavras-chave recomendamos a utilização da ferramenta Google Adwords Keyword Tool.


3. Usar o seu nome

Continua sem ideias interessantes para o nome do seu blog? Experimente usar o seu nome. Vários blogueiros optam por usar o seu nome próprio como nome do blog e domínio.

Pretende registar um domínio?

Agora que encontrou o nome perfeito para o seu blog, poderá querer registar um domínio usando esse mesmo nome, para mais tarde migrar o seu blog para um domínio próprio (.com). Para isso, basta seguir os passos do seguinte tutorial: Como registar um domínio próprio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *