Como editar o arquivo Robots.txt do WordPress (Exemplo)

Por | Atualizado em 2015-04-15
O robots.txt é um arquivo poderoso, capaz de indicar aos motores de busca que conteúdo pode ser indexado, e que conteúdo deve ser ignorado. No WordPress, existem várias formas de editar o arquivo Robots.txt, podendo editar diretamente através de FTP ou usando plugins.

Durante muito tempo, o Montar um Blog manteve “intacto” o seu arquivo robots.txt. No entanto, com as recentes alterações nos algoritmos do Google, foi necessário readaptar o arquivo para respeitar as novas normas do Google.

Em termos práticos, o Google evoluiu o seu algoritmo e passou a renderizar as páginas, incluindo os arquivos de CSS e Javascript. Como tal, é importante verificar se o seu site esta a ser visualizado corretamente pelo Googlebot.

Como editar o arquivo Robots.txt do WordPress

Para editar o robots.txt do WordPress você poderá usar um dos muitos plugins disponíveis. Se você usa o Yoast SEO Plugin como plugin de SEO, basta aceder ao menu “SEO” – “Tools” – “File editor”. Agora, basta editar o seu arquivo robots.txt.

robots wordpress yoast

Em alternativa, você poderá editar o arquivo robots.txt do WordPress através de FTP. Para isso, basta usar um programa como o Filezilla, proceder à ligação do servidor e com o botão direito do rato (mouse) selecionar “Ver / Editar” no arquivo Robots.txt.

robots.txt wordpress ftp

Testar o Arquivo Robots.txt

Para verificar se o seu site é indexado corretamente pelo Google, você poderá fazer um pedido de renderização no Google Webmasters Tool. Para isso, será necessário que o seu site esteja cadastrado no Google Webmasters Tool (recomendado).

Em seguida, aceda ao separador “Rastrear” – “Obter como Google”. Verifique se encontra algum mensagem indicando “Bloqueado” e solicitando um teste ao arquivo “Robots”. Clique no link “Teste ao arquivo Robots.txt” e verifique quais as alterações sugeridas pelo Google.

robots.txt do wordpress

Exemplo de arquivo robots.txt do WordPress

User-agent: *
Disallow: /feed/
Disallow: /trackback/
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /xmlrpc.php
Disallow: /cgi-bin/
Allow: /wp-content/uploads/
Sitemap: http://link_do_sitemap.xml

Não possui um Sitemap?

Os sitemaps são muito importantes para ajudar os motores de busca a encontrar e indexar o seu conteúdo. Como tal, se ainda não possui o seu sitemap, não perca tempo e consulte o seguinte tutorial: Como criar um sitemap no WordPress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *