Diminuir a taxa de rejeição Google Analytics

Por | junho 27, 2011

A taxa de rejeição funciona como um factor de controlo de qualidade do conteúdo de um website, permitindo aos motores de busca (como o Google), determinar se o conteúdo é relevante para determinada pesquisa.

Um determinado site/blog que apresente uma taxa de rejeição elevada em determinada pesquisa, poderá indiciar que os resultados apresentados não são relevantes. Como consequência o website baixará nas pesquisas.

Como posso baixar a taxa de rejeição?

1 – Ter conteúdo de qualidade: Como é óbvio, um conteúdo de qualidade é um requisito indispensável. Verifique os seus artigos em busca de “fraquezas” e visite os seus concorrentes para entender onde errou.

2 – Criar links internos: Nos seus artigos tente disponibilizar links para outros artigos mais antigos. Outra opção é utilizar a funcionalidade “Artigos relacionados”, veja como adicionar esta funcionalidade ao seu site/blog aqui: Artigos relacionados.

O objectivo principal é fazer com que o seu visitante, visualize mais do que uma página.

3. Conteúdo Correto: Crie títulos que descrevam corretamente o seu conteúdo. A pior coisa que pode fazer ao seu leitor, é dar-lhe algo que ele não procura.

Qual a taxa de rejeição ideal?


Quanto mais baixa for a taxa de rejeição melhor, no entanto, poderá utilizar os seguintes valores como referência:

  • Menos de 50% – Ideal
  • Entre 51% a 70% – Normal
  • Entre 71% a 75% – Um pouco elevada
  • Acima de 75% – Demasiado elevada

Para o ajudar a detectar os artigos “problemáticos” utilize o Google Analytics.

Como diminuir a taxa de rejeição google analytics

Aceda ao menu “Conteúdo” e na lista de artigos, verifique quais os artigos que possuem maior taxa de rejeição e proceda às alterações.

Importante: Deve ter em consideração que um site/blog que aponte para downloads externos apresenta uma taxa de rejeição elevada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + = 8