Como detectar links Quebrados no site (Incluindo Imagens)

Por | Atualizado em 2015-04-13

Um dos maiores problemas que os Webmasters enfrentam são os links quebrados (Seja de páginas web ou de imagens hospedadas externamente). Com o desenvolver do site, fica muito mais complicado verificar o conteúdo antigo, e como tal, nada garante que tudo esteja a funcionar a 100%.

Verificar as páginas individualmente é uma tarefa demasiado exaustiva, e quando você terminasse nada garantia que os links ainda funcionassem, afinal, a Internet está em constante mudança. Mas então, qual é a solução?

Como detectar links Quebrados no site

Após vários testes a programas e serviços, encontramos uma solução credível. O programa destaca-se da concorrência por ser simples de usar, relatar problemas no site (como links quebrados, erros de programação, problemas de SEO, etc.) e ser totalmente gratuito. Como cereja no topo do bolo, é um programa da com assinatura de qualidade Microsoft.

microsoft free seo toolkit

O nome deste programa é Microsoft Free SEO ToolKit e encontra-se disponível nas versões 32 e 64 bits. Para baixar o aplicativo, basta aceder à seguinte página.

Agora, será necessário ativar o serviço IIS do seu Windows (Serviços de informação da Internet). Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC do seu Windows e na janela do Gestor de Tarefas selecione “Arquivo” (ou Ficheiro) – “Nova Tarefa”.

Digite “appwiz.cpl” (sem aspas) e na janela que surge aceda à opção “Ativar ou Desactivar funcionalidades do Windows”. Ative a opção “Serviços de informação de Internet” e proceda à instalação do Microsoft Free SEO ToolKit.

Como detectar links Quebrados no site

Como usar o programa?

Após a instalação, certamente irá perguntar: “onde está o ícone do programa?”. É muito simples, comece por aceder ao Painel de Controlo do Windows – Ferramentas Administrativas – Gestor de Informações de Internet (IIS) – Seach Engine Optimization.

Para terminar, clique no link “New Analysis” e digite o link da página que pretende verificar. No relatório do programa você encontrará uma lista com os links quebrados (Broken Links).

Imagens Quebradas – Como encontrar?

Se você também pretende encontrar imagens apagadas (por exemplo do Tinypic), recomendo aceder ao separador “Content” – “External Links”. No campo “Status Code” verifique os links das imagens que possuam códigos suspeitos (por exemplo, o código 302).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *