Como criar um Sitemap para Blogger

Por | Atualizado em 2015-05-08

Os sitemaps são representações hierárquicas de todos os links do seu Website. Eles são muitos importantes para melhorar a indexação das suas páginas nos motores de busca, podendo aumentar as suas visitas do seu Blog.

A boa noticia é que o Blogger gera automaticamente os sitemaps, excluindo a necessidade de usar os “Feeds” como acontecia antigamente. No entanto, mantem-se a necessidade de enviar os sitemaps para serviços como o Google Webmasters Tool e Bing Webmasters Tool.

Como criar um Sitemap para Blogger

Para aceder ao sitemap do seu blog, basta adicionar “sitemap.xml” no final do link. Por exemplo, “http://exemplo.blogspot.com/sitemap.xml”. Os sitemaps gerados, respeitam as normas exigidas pelo próprio Google (seria estranho se assim não fosse), incluindo a data de atualização do post.

Agora, basta criar uma conta Webmaster no Google e no Bing. De salientar, que as ferramentas de Webmaster da Yahoo, foram fundidas com os serviços do Bing.

O Montar um Blog já explicou como cadastrar um blog nas ferramentas para Webmasters do Bing e do Google. Você poderá consultar esses artigos nos seguintes link:

Para terminar, vamos adicionar o sitemap no Google Ferramentas para Webmaster. Aceda ao Google Ferramentas para Webmaster e selecione o seu blog. No menu esquerdo, clique a opção “Rastrear” – “Sitemaps”.

Como criar um Sitemap para Blogger

Clique no botão “Adicionar / Testar Sitemap” e digite o seguinte expressão:

/sitemap.xml?page=1

Atenção: Se o sitemap do seu blog possui mais de 500 artigos, deverá adicionar um segundo sitemap e alterar o parâmetro “page” de “1” para o número de páginas necessárias.

No Bing Webmasters tool, selecione o seu blog e no menu esquerdo clique a opção “Configurar o Meu Site” – “Sitemaps”. O seu sitemap deverá ficar da seguinte forma:

http://nomedoblog.com/sitemap.xml?page=1

Não se esqueça de adicionar o nome do seu blog, e clique no botão “Submeter” do Bing Ferramentas para Webmaster. Se o seu blog possuir mais de 500 artigos, deverá adicionar um segundo sitemap alterando o número da página (como fez no Google Ferramentas para Webmasters).

Está pronto! Agora que você enviou os sitemaps, talvez queira conhecer mais algumas dicas de otimização, de forma a aumentar as visitas do seu blog: Otimizar um Site – 26 dicas de SEO.

Um comentário em “Como criar um Sitemap para Blogger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *