Como criar um site usando o Adobe Muse

Por | Atualizado em 2015-10-17
Neste tutorial iremos explicar como criar um site profissional sem escrever uma única linha de código, usando o Adobe Muse. O Adobe Muse surge como uma resposta a um novo mercado na Internet, de usuários com poucos conhecimentos de programação que pretendem criar sites profissionais sem complicações.

1. Criar um site usando o Adobe Muse



Comece por baixar e instalar o Adobe Muse no seu computador. O Adobe Muse é um programa pago mas que pode ser usado por 30 dias sem qualquer limitação. Para começar a usar o Adobe Muse será necessário criar uma conta Adobe (gratuita) e aceder à seguinte página: Adobe Muse.

Clique no link “Baixar versão de avaliação” e proceda à respectiva instalação.

Agora clique em “Criar Novo” – “Site” e comece por definir as configurações iniciais do site como o local onde ficará armazenado o site (computador), o tamanho da página, as margens, etc.

criar site adobe muse

Agora será necessário criar o mapa do site, indicando todas as páginas que você irá criar. É importante salientar, que você poderá adicionar ou remover páginas mais tarde, bem como alterar o esquema das páginas.

estrutura site adobe muse

2. Adicionar conteúdo e Widgets

Para começar a editar uma página basta utilizar os elementos distribuídos nas barras de ferramentas do separador “Desing”. O Adobe Muse coloca à sua disposição vários elementos prontos. Para começar a adicionar esses elementos na página, clique na “Biblioteca de Widgets” e selecione o elemento que pretende adicionar.

adobe muse adicionar widgets

Você também poderá editar o conteúdo dos Widgets clicando duas vezes nos elementos que irá editar.

3. Explorando os Widgets do Muse

Ao explorar os widgets do Adobe Muse você ficará surpreendido com a quantidade de recursos oferecidos. Muitos deles essenciais para as suas páginas como “Menus” de navegação, botões de redes sociais (para ajudar a divulgar o site), formulários de contacto, etc.

Para alterar as propriedades de um Widget, clique nesse mesmo Widget e selecione a opção “Itens”.

adobe muse adicionar widgets

De salientar, que se você adicionar um widget à Página Mestre, esse mesmo widget será adicionado automaticamente a todas as outras páginas, conferindo um aspecto mais “uniforme” ao seu Website.

4. Publicar o site



Agora que terminou o seu Website é só publicar na Internet. Para isso, será necessário plano de hospedagem de sites para obter um servidor.

Caso ainda não possua um plano de hospedagem e não sabe por onde começar consulte a nossa lista com os melhores serviços de hospedagem:

Por fim, é só enviar os arquivos do seu site para o servidor através de FTP. Para isso, aceda ao menu “Arquivo” – “Carregar em servidor de FTP”.

ftp adobe muse

Digite os dados de FTP, que poderá obter no serviço de hospedagem e faça o upload dos arquivos. Muito simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *