Como criar um site de Sucesso: 10 passos

Por | Atualizado em 2015-11-01
Como criar um site de Sucesso

Criar um site de sucesso é o sonho de qualquer Webmaster, e na verdade, é algo que está ao alcance de toda gente. Tudo dependerá do empenho que você estiver disposto a colocar no projecto.

A primeira preocupação de quem quer criar um site, é não ter conhecimentos de programação. No entanto, hoje em dia é possível criar um site com todos os recursos indispensáveis, sem conhecimentos de programação e sem recorrer a ajuda profissional.

Para isso, basta instalar um CMS, no servidor. Um CMS é um software que permite criar e gerir o seu site, através de um painel de controlo (tipo um blog). Existem dezenas de CMS disponíveis, sendo que cada um cria um tipo de site diferente (poderá criar um site, rede social, loja virtual, etc.).

Como criar um site de Sucesso

1º Passo – Hospedagem


Em primeiro lugar, você terá de adquirir um serviço de hospedagem. Muitos Webmasters cometem o erro de optarem por uma hospedagem gratuita, no entanto, este tipo de hospedagem não oferece garantias, nem suporte técnico, deixando o Webmaster literalmente por sua conta, arriscando-se a perder o site a qualquer momento.

Se você quer um site de sucesso, opte por adquirir uma hospedagem de qualidade, que consiga lidar com os “picos” de visitas do seu site, que esteja sempre online e que seja rápido. Nesse caso, recomendamos a empresa:

  • PTWS (Recomendado a utilizadores Portugueses).

2º Passo – Criar o Site

Após adquirir o serviço de hospedagem, poderá iniciar a criação do seu Site. Para isso, recomendamos a instalação do CMS WordPress.org. Para o ajudar, criamos uma artigo em que explicamos como criar um site em WordPress, usando a empresa de hospedagem PTWS:

Como criar um site em WordPress.

O WordPress.org é amplamente utilizado pelo mundo da Internet (Várias empresas mundialmente conhecidas usam o WordPress: CNN, PlayStation, etc.). Sendo muito fácil encontrar tutoriais para o ajudar nas suas dúvidas (relembrando que se adquiriu uma hospedagem, poderá usar o suporte técnico).

3º Passo – Escolher o nicho de mercado

Outro aspecto muito importante, é escolher o nicho de mercado certo. Você deverá optar por um nicho que conheça bem, e se sinta à vontade para gerar conteúdo único e de qualidade.

Como é óbvio, alguns nichos geram mais receita do que outros, no entanto, não deverá ter o dinheiro como principal factor de motivação.

4º Passo – Criar conteúdo de Qualidade

O conteúdo de qualidade é a essência de qualquer site. Claro que nem todos nascem com a vocação para escrever, no entanto, é algo que você poderá aprender ao longo do tempo. Apenas necessita de perder a “vergonha”, ser autocrítico (sem ser destrutivo), manter a coerência ortográfica, e criar conteúdo de qualidade (não adianta plagiar, será penalizado pelos motores de busca).

Como obter ideias para escrever?

A inspiração é algo por vezes difícil de encontrar, no entanto, você poderá utilizar várias ferramentas gratuitas, que o ajudaram a descobrir o que os seus leitores procuram na Internet.

Google Keyword tool (como usar?)
Google Trends

Ao usar estas ferramentas você cria conteúdo que efetivamente tem pesquisa, e que inclui as palavras-chave importantes.

5º Passo – Ferramentas gratuitas indispensáveis

Para gerir um site de uma forma eficaz, você irá necessitar de algumas ferramentas importantes, que são distribuídas gratuitamente:

Google Analytics – Permite obter estatísticas de visitas e informações importantes sobre o seu publico/conteúdo. Você poderá obter mais detalhes no seguinte artigo: Tutorial – Google Analytics.

Ferramentas para Webmasters – Os principais motores de busca colocam ao seu dispor algumas ferramentas que permitem cadastrar o seu site, enviar sitemaps, obter estatísticas de rastreamento, obter o número de links obtidos, etc. Aceda a esses serviços aqui:

Google Ferramentas para Webmasters
Bing Webmasters Tool

Nota: O serviço de Webmasters do Yahoo foi agregado ao Bing Webmasters Tool.


6º Passo – Faturar em grande

Um dos principais objetivos dos Webmasters é ganhar dinheiro com o seu Website. E verdade seja dita, não é algo muito difícil, no entanto, é necessário ter paciência e usar serviços de afiliados compatíveis com o nosso site (se você fala em perder peso, deverá usar anúncios de perda de peso ou dietas).

Conheça a nossa lista com os melhores afiliados do mercado.

7º Passo – Redes Sociais

Muitos utilizadores passam várias horas ligados nas redes sociais. Como tal, é importante garantir que o seu site está presente nas redes sociais mais importantes (Facebook, Google+ Mais e Twitter).

Para isso, você deverá criar uma página de fãs nas redes sociais citadas, e incluir botões de compartilhamento nos seus artigos: Ícones das redes sociais.

Como criar um site de sucesso

8º Passo – Otimizar o site (SEO)

Numa Internet extremamente “povoada”, em que vários Webmasters lutam para ganhar o seu espaço, é importante garantir que o seu site está o mais otimizado possível.

Como é obvio, não deverá exagerar na otimização e deverá aplicar poucas alterações de cada vez, para evitar ser penalizado pelos motores de busca e garantir que as alterações trazem resultados benéficos.

Para o ajudar a otimizar o seu site, o Montar um Blog, disponibiliza os seguintes artigos:

Como otimizar site – Woorank;
Dicas para otimizar site (SEO).

9º Passo – Divulgação

Divulgar o conteúdo do seu site é uma maneira simples de você ganhar visitas rapidamente, e ganhar backlinks (links de retorno) que aumentam a importância das suas páginas.

Conheça alguns serviços de divulgação gratuitos: Como divulgar um site.

10º Passo – Manter a legalidade

É algo muito importante, que por vezes é esquecido pelos Webmasters…manter a legalidade. Não disponibilize conteúdo protegido por direitos de autor, use imagens livres de direitos de autor, não permita a difamação de pessoas e empresas no seu Website (mesmo nos comentários dos seus leitores), etc.

Lembre-se, respeitar a Internet e os seus utilizadores, irá mantê-lo longe dos problemas.

Conclusão:

Agora que já sabe criar um site, mãos à obra! Faça do seu Website um ponto de visita obrigatório. Quem sabe se as suas ideias se tornam revolucionárias e criam um novo fenômeno de sucesso.

O sucesso só depende de si, e do seu esforço. Os verdadeiros vencedores, não são aqueles que têm mais oportunidades, são os que criam as oportunidades.

No final, não se esqueça de partilhar este artigo com os seus amigos do Facebook, Twitter ou Google Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *