Como criar um Portfólio Online: 2 soluções

Por | Atualizado em 2015-11-01

Um portfólio é uma coleção de todos os trabalhos realizados dentro de uma empresa, turma, etc.

Publicar um portfólio na Internet pode ser uma excelente oportunidade para promover os seus trabalhos, e quem sabe, expandir um negócio ou obter oportunidades de emprego. Mas como criar um portfólio? Para criar um portfólio gratuito, você poderá utilizar dois serviços: o Wix e/ou Blogger.

Como criar um Portfólio no Wix

Comece por criar a sua conta gratuita no Wix. Preencha o formulário de cadastro indicando o email e a respetiva senha, e clique no botão “Start Now”.

Comece por escolher um template compatível com o seu portfólio. Se pretende um template específico para exibir os seus trabalhos, basta aceder ao Menu “Pessoal” – “Portfólio”. Clique no botão “Editar” para começar a personalizar o seu portfólio online.

Como criar um Portfólio

Todas as funcionalidades de personalização estão distribuídas no menu lateral esquerdo.

Criar um site no Wix – primeiros passos

Como Criar um Portfólio no Blogger


Outra solução é criar um portfólio utilizando o Blogger. Na prática, basta criar um Blog gratuito utilizando a sua conta Google (como explicado no artigo: Criar um blog no Blogger).

E no final, adicionar um template compatível no seu Blog. Você encontrará vários templates de portfolios no site Btemplates.

Na prática, basta baixar o template que você pretende usar clicando no botão “Download” e descompactar o arquivo usando um programa compatível (WinRar por exemplo). Em seguida, faça o upload do arquivo XML para o seu blog, acedendo ao menu “Modelo”, e clicando no botão “Efetuar cópia de segurança / restaurar”.

Como criar um Portfólio Online

Clique no botão “Escolher ficheiro”, e faça o upload do arquivo XML do template.

[warning]Importante: É recomendável fazer o backup do seu template antigo, antes de proceder às alterações. Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: Fazer o backup do template no Blogger.[/warning]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *