Como criar um Template Blogger (Blogspot)

Por | Atualizado em 2016-05-19

Os templates têm uma importância crucial no desempenho do seu Blog. O template deve ser atrativo de forma a cativar a atenção do visitante, mas igualmente otimizado para os motores de busca.

Atualmente existem diversos serviços gratuitos que permitem baixar templates para Blogger, no entanto, se pretende criar um template único que se adapte ao tema do blog, existem duas soluções simples.

A primeira usando o designer de modelos do próprio Blogger e a segunda usando um programa específico para criar templates Blogger.

Criar um Template Blogger

O Blogger passou a incorporar um designer de modelos que permite a qualquer utilizador, criar um template Blogger gratuitamente apenas definindo os parâmetros solicitados.

Este designer de modelos praticamente dispensa conhecimentos de programação (HTML, CSS, Javascript). Antes de avançar com a criação do template é aconselhável criar um backup do seu template atual.

No Painel de controlo do seu blog, clique no separador “Modelos” – botão “Personalizar”, para aceder ao Designer de Modelos do Blogger. Para criar um template profissional, aconselhamos a leitura do nossas 8 dicas sobre Web Design, onde você obterá algumas dicas importantes para construir um template atrativo e funcional para os seus leitores.

Personalizar template do Blogger

O primeiro passo consiste em escolher um modelo predefinido para usar como “base”. Lembre-se, você poderá personalizar todos os aspetos livremente.

Como criar um Template Blogger Blogspot

Em seguida, poderá definir o “plano de fundo” do seu template. Poderá optar por usar uma cor sólida, uma imagem do seu computador ou escolher um padrão do Blogger.




No passo seguinte você deve definir o layout do seu template. Aqui você irá definir o número de barras laterais (sidebar), largura dos componentes, etc.

Como criar um Template Blogger (Blogspot)

No separador “avançado” você poderá definir o tamanho e estilo das fontes que irá utilizar, bem como as cores das fontes (letras) do seu blog. Por fim, basta clicar no botão “Aplicar ao blog”.

Para complementar o seu template poderá experimentar os seguintes tutoriais:

Programa para criar um template Blogger

O Artisteer é um programa gratuito (para testar) que permite criar templates para Blogger, WordPress, Drupal ou Joomla com grande facilidade.

Para conhecer o funcionamento do Artisteer, aceda ao seguinte tutorial: programa para criar templates Blogger.

Um comentário em “Como criar um Template Blogger (Blogspot)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *