Como criar imagens “JPEG progressive” – Gimp

Por | Atualizado em 2014-07-15

As imagens JPEG progressivas permitem um carregamento “faseado” das imagens optimizando o tempo de carregamento das suas páginas Web.

Para criar uma imagem JPEG progressiva iremos utilizar o editor de imagens gratuito Gimp. Se não possui o Gimp poderá baixá-lo gratuitamente na seguinte página: Baixar Gimp.

Criar imagem JPEG Progressiva

Comece por abrir a imagem que pretende usar acedendo ao menu “Arquivo -> Abrir”. Edite a imagem (se necessário) e quando terminar, aceda ao menu “Arquivo -> Exportar”. Selecione o diretório onde irá guardar a sua imagem e (se necessário) defina o tipo de arquivo como “JPEG”.

Por fim, clique no botão “Exportar” e na janela de opções da exportação clique em “Opções Avançadas”. Marque a caixa de seleção “Progressivo”.

jpeg progressive


Defina o nível de qualidade que pretende usar (quanto mais pequena for a imagem, mais rápido carrega) e visualize o resultado final.

Importante: É importante salientar que nem todos os serviços de hospedagem de imagens suportam a funcionalidade JPEG Progressiva.

Como tal, faça o upload da imagem e teste com o serviço Progressive JPEG Checker para verificar se a imagem manteve a funcionalidade “JPEG Progressive”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *