Como comprimir imagens PNG – reduzir tamanho

Por | Atualizado em 2016-09-18

Embora a qualidade e a rapidez de acesso à Internet seja cada vez maior, é importante controlar o tamanho das imagens que você exibe no seu Website.

Os mecanismos de busca (Google incluído) valorizam sites com carregamentos rápidos, que melhorem a experiência do utilizador.

Mas como posso comprimir PNG?

A maneira mais simples de comprimir imagens PNG é através do editor de imagens gratuito GIMP. O Gimp consegue reduzir até 60% do tamanho da sua imagem, evitando recorrer a serviços externos. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como reduzir tamanho de um PNG com o GIMP.

png-modo-indexada

Em alternativa, poderá usar um dos diversos serviços online para comprimir uma imagem PNG, sem perda de qualidade ou do efeito transparência.

1. TinyPNG

O TinyPNG é um serviço gratuito muito eficiente, capaz de reduzir significativamente o tamanho de uma imagem PNG. Na prática, basta enviar a sua imagem (tamanho máximo de 3 Mb) e aguardar que seja feita a compressão.

Por fim, clique no botão “Download” e visualize o resultado final.

Como comprimir imagens PNG

2. Smushit

O Smush It é uma ferramenta de otimização de imagens propriedade da Yahoo, que permite reduzir o tamanho das imagens para exibição num Website.

Na prática, basta aceder ao Smush.it e clicar no separador “Uploader”. Clique no botão “Upload and smush”, e envie as suas imagens. No final, clique no botão “Download de smushed Files”.

smushed

3. Optimizilla

Outra solução é recorrer ao serviço optmizilla. Na prática, basta fazer o upload da sua imagem tocando no botão “Upload Files”. O serviço irá comprimir as suas imagens em apenas alguns segundos.

No final, poderá baixar as imagens ou experimentar reduzir ainda mais o tamanho da imagem (com perda de qualidade) usando a ferramenta que encontra na parte inferior da janela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *