Como colocar o Google Analytics no Blogger

Por | Atualizado em 2014-10-31

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa capaz de fornecer várias informações detalhadas, sobre as páginas do seu Website (em tempo real). Você poderá usar esta ferramenta diretamente no seu Blogger, de forma a obter informações relevantes sobre as suas páginas.

Inscrever no Google Analytics

Comece por aceder à página do Google Analytics e faça o login no serviço com a sua conta Google (a mesma que usa para entrar no Blogger). Clique no botão “Criar uma Nova Conta”. Se você já possui outros Websites no Google Analytics, deverá aceder ao menu “Admin”, e no separador “Conta” clique no menu “suspenso” – “Criar Nova Conta”.

Como colocar o Google Analytics no Blogger

Preencha todas as informações requisitadas, desde o URL do seu blog (blogspot.com) até ao nome da conta, categoria, etc. No final, carregue no botão “Obter ID de Controlo” presente no final da página. Deverá ler e concordar com os termos do serviço.

Como colocar o Google Analytics no Blogger

Incorporar o Google Analytics no Blogger

Existem 2 formas distintas de inserir o código de controlo do Google Analytics no seu Blogger. A primeira (talvez a mais simples), consiste em aceder ao menu “Configurações” (ou “Definições”) – Outro. No campo “Google Analytics” digite o seu ID (começado por UA-….) e salve as alterações.

google analytics blogger~


Em alternativa, você poderá colar o código de incorporação completo no seu template. Antes de avançar, é importante fazer um backup do modelo atual, para poder reverter as alterações caso algo corra mal.

Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: Como fazer backup template no Blogger.

Agora aceda ao menu Modelo – Editar HTML. Cole o código de incorporação imediatamente antes da tag “</head>”. Guarde as alterações. Você deverá começar a receber as estatísticas imediatamente através da funcionalidade “Em tempo real” do Google Analytics.

No entanto, o ideal e aguardar 24h antes de visualizar as estatísticas do Google Analytics. Se você é novo com o Google Analytics, talvez esteja interessado em visitar o nosso tutorial: Como utilizar o Google Analytics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *