Como adicionar o “Twitter Card” no Site

Por | Atualizado em 2014-09-12
Os “Twitter Cards” são uma excelente ferramenta, que permitem partilhar mais conteúdo do seu site através do Twitter. Na prática, sempre que um usuário clica no botão de partilha (Tweet), o Twitter irá vasculhar esse mesmo link em busca das tags adicionais (do Twitter Card) para adicionar no Tweet.

Essas Tags podem adicionar vários tipos de informações, como titulo, descrição da página, imagens miniatura, contas de atribuição Twitter, galerias de imagens, player de vídeo, etc.

Implementar o Twitter Card


Comece por aceder à página de criação do TwitterCard e selecione o tipo de “cartão” irá adicionar, que dependerá também do tipo de site que você possui.

No nosso exemplo, iremos instalar o Twitter Card “padrão” (Summary Card), que basicamente adiciona a nossa conta de atribuição do “@Montar um Blog“.

Para isso, começamos por aceder à página do Twitter Cards e vamos selecionar o “Summary Card”. Agora é só adicionar o código fonte nas suas páginas contendo as “meta-tags” do Twitter.

twitter card

O próprio Twitter partilha alguns exemplos, que você poderá usar para instalar nas suas páginas. Por exemplo:

<meta name="twitter:card" content="summary" />
<meta name="twitter:site" content="@MontarumBlog" />
<meta name="twitter:title" content="Twitter do Montar um Blog" />
<meta name="twitter:description" content="Descrição" />
<meta name="twitter:image" content="Adicione aqui o link da imagem ou logotipo" />


De salientar, que não é “obrigatório” usar todas as tags do seu cartão. Por exemplo, se você não pretende adicionar uma imagem (Logótipo), poderá remover a tag “Twitter:image”.

Validar o Twitter Card

O próximo passo consiste em validar o seu cartão. Para isso, iremos usar a ferramenta “Card Validator” fornecida pelo próprio Twitter. Na prática, basta digitar o URL que pretende verificar (o link do seu site), e clicar em “Preview Card”.

requisitar twitter card

Caso tudo esteja do seu gosto, deverá requisitar a aprovação do Twitter Card clicando no botão “Request Aproval”. Está pronto, após a aprovação o seu Twitter Card passará a ser exibido contendo as informações que você adicionou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *