Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

Por | Atualizado em 2015-09-17

A popularidade do WhatsApp não pára de aumentar, sendo atualmente, um dos maiores serviços de partilha de conteúdo. Como tal, é importante “equipar” o seu site / blog com o botão de partilha do WhatsApp, permitindo que os usuários possam recomendar o seu conteúdo.

Para isso, existem 2 soluções simples: usar o botão padrão do WhatsApp, ou adicionar o botão usando um serviço de partilha.

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu site

1. A primeira solução, consiste em adicionar o botão oficial do WhatsApp, usando os procedimentos descritos pelo próprio WhatsApp. Rapidamente irá descobrir, que este procedimento requer alguns conhecimentos “avançados” (como saber hospedar arquivos Javascript), e como tal, não é recomendado para usuários “leigos”.

Para começar, aceda à seguinte página do WhatsApp e personalize o seu botão, adicionando um texto e URL de partilha, etc. O código final será semelhante a este:


<a href="whatsapp://send" data-text="Visite este site:" data-href="" class="wa_btn wa_btn_s" style="display:none">Partilhar:</a>

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

Em seguida, será necessário baixar os arquivos Javascript do botão WhatsApp, para isso, basta aceder à seguinte página do Github.

Você poderá hospedar os arquivos javascript no seu servidor, ou usar o Google Drive para hospedar esses arquivos. Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: Como hospedar Javascript no Google Drive.

Agora, adicione o seguinte trecho de código na parte final das suas páginas, junto à tag /body>:


<script type="text/javascript">if(typeof wabtn4fg==="undefined"){wabtn4fg=1;h=document.head||document.getElementsByTagName("head")[0],s=document.createElement("script");s.type="text/javascript";s.src="url/to/your/button/whatsapp-button.js";h.appendChild(s);}</script>

Não se esqueça de adicionar o link do Google Drive, que armazena os arquivos Javascript. Se tudo correu bem, o seu botão será exibido normalmente.

2. Em alternativa, você poderá usar um serviço de partilha nas redes sociais como o Addtoany. Dessa forma, é escusado adicionar códigos complicados. Na prática, basta aceder ao site do Addtoany e clicar no botão “Get the Share Buttons”.

Selecione a plataforma que irá usar, e clique no link “Customize” junto aos botões grandes do AddtoAny. Adicione o serviço “WhatsApp” e clique no botão “Done, Go Back”.

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

Para terminar, clique no botão “Get Button Code” e copie o código de incorporação do AddToAny. Cole esse mesmo código nas suas páginas, no local onde pretende exibir os botões. Está pronto.

2 comentários em “Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

  1. Fernando

    Gostariande saber se existe algum botão do whatsapp para contactar anunciante.
    Alguem se habilita?

    Responder
    1. benfikista Comentário do Autor

      Olá Fernando, atualmente ainda não existe botões para entrar em contacto via WhatsApp. No entanto, você poderá criar um botão de contacto via Skype. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar um botão de contacto Skype.

      Espero ter sido útil.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *