Como acelerar o WordPress e melhorar o SEO

Por | Atualizado em 2014-12-04
A velocidade de carregamento de uma página pode ter um grande impacto no desempenho de um site, senão vejamos:

  • Motores de busca (como o Google) penalizam os sites com tempos de carregamento elevados. Essa penalização pode levar à perda de visitantes e possíveis compradores).
  • Não é segredo para ninguém que uma página rápida cria visitantes mais satisfeitos. Dessa forma, você conseguirá baixar a taxa de rejeição das suas páginas e consequentemente, aumentar as suas visitas.

Como acelerar o WordPress

Uma grande parte dos sites da Internet, são criados utilizando o WordPress.org (como explicamos aqui). Para acelerar o seu site WordPress, experimente as seguintes dicas:

1. Monitorizar impacto dos plugins


No WordPress é possivel adicionar várias funcionalidades através da instalação de plugins. No entanto, o exagero de plugins pode tornar a sua página mais lenta.

O P3 Pluggin Profiller é uma ferramenta capaz de monitorizar a performance dos plugins instalados no WordPress. Após instalar o plugin, aceda ao Menu Ferramentas – P3 Pluggin Profiller e clique no botão “Start Scan”.

O relatório indica o tempo “extra” necessário para carregar cada plugin da sua página.

Como é óbvio, você não deve ir a “correr” desinstalar plugins apenas deve parar para medir o custo / benefício de cada plugin que você tem instalado.

P3 Pluggin Profiller - como acelerar WordPress

2. Activar cache no WordPress

A cache permite guardar pequenos “pedaços” do seu site no navegador do seu visitante, permitindo um carregamento mais rápido, sempre que o visitante voltar as suas páginas.

Você poderá activar a cache do seu WordPress utilizando o plugin W3 total cache. Veja como configurar o plugin aqui: Cache no WordPress.

3. CDN (Content Delivery Networks)


Os CDN são serviços poderosos que armazenam partes do seu site em vários servidores pelo mundo, melhorando o tempo de carregamento das suas páginas.

Os CDN também permitem manter o seu site online, mesmo quando os servidores do seu serviço de hospedagem falham.

O serviço CDN mais conhecido é o CloudFlare. Antes de activar o serviço entre em contacto com o seu serviço de hospedagem para verificar a sua compatibilidade.

CloudFlare - Como acelerar o wordpress

4. Otimizar as imagens

Reduzir o tamanho das suas imagens (sem muito prejuízo para a qualidade), permite poupar muito tempo no carregamento das páginas.

Experimente converter as suas imagens para formato mais económico (jpeg, gif) e reduzir um pouco a qualidade final usando um editor de imagens (GIMP, PhotoShop, etc.).

Dica: Em alternativa, experimente utilizar o plugin WP-Smushit, que optimiza todas as imagens que você carrega no WordPress.

5. Servidores dedicados

Os servidores dedicados permitem grandes ganhos de performance, mas possuem uma desvantagem, o preço. Adquirir um servidor dedicado não é para qualquer carteira.

Numa hospedagem “normal”, o seu site é hospedado juntamente com vários outros sites. Quando uma página gera um grande pico de visitas, pode colocar o servidor em “offline” juntamente com o seu site.

O servidor dedicado tal como o nome indica, é um servidor só para si, que consegue lidar com maiores picos de visitas e apresenta melhores índices de segurança.

Veja os preços dos servidores dedicados

Otimização da base de dados: Alguns sites recomendam alguns plugins para a otimização da base de dados SQL que guarda todos os dados do seu WordPress (artigos, comentários, etc.). No entanto, na nossa opinião é um risco que não compensa o ganho.

Caso a otimização corra mal, e você não possua um backup da base de dados, todos os dados ficaram perdidos.

Outras dicas:

Um comentário em “Como acelerar o WordPress e melhorar o SEO

  1. John Silva

    Olá!

    Uma das melhores que coisas que fiz lá no blog Seu Dinheiro foi criar uma conta no Cloud Flare e adicionar no blog.

    Os resultados são excelentes!

    Parabéns pelo artigo!

    Abraços e muito sucesso!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *