Colocar o botão curtir do Facebook, no Website ou Blog

By | outubro 17, 2012
Thumb up like button Facebook

Promova as suas páginas na rede social Facebook e ganhe visitas, adicionando um botão “Curtir” no seu Website.

Para isso, você tem duas soluções à sua disposição: criar um botão curtir manualmente, através da ferramenta para desenvolvedores do Facebook, ou utilizar o serviço de compartilhamento AddThis (gratuito).

Botão Curtir do Facebook

O que é o botão Curtir?


O botão Curtir é uma forma simples de um utilizador mostrar o seu apoio por determinada coisa. Quando o leitor clica em “Curtir”, é adicionado uma atualização no seu mural.

Quais as vantagens do Botão Curtir?

Para além de promover a interação dos leitores com a sua página, e o ajudar a ganhar visitas, o botão Curtir é igualmente importante para obter bons rankings nos motores de busca. Quanto mais popular for o seu conteúdo nas redes sociais, mais relevância a sua página terá no Google, Bing, etc.

1. Botão curtir do Facebook (Ferramentas para desenvolvedores)

O Facebook coloca à sua disposição todas as ferramentas necessárias para criar um botão “Curtir” com relativa facilidade. Para criar o seu botão, comece por aceder à página de desenvolvedores:

Botão Curtir – Desenvolvedores.

 botão curtir do Facebook

Selecione o botão “Curtir” (Like Button), e na parte inferior da página, comece a personalizar o seu botão. No primeiro campo, defina o link que será curtido. Se você deixar o campo URL vazio, o Facebook irá curtir a página onde o código for inserido (a página atual).

Caso pretenda curtir uma página específica, por exemplo, uma página de fãs, basta indicar o link desejado.


Em seguida, defina se pretende incorporar o botão “Enviar” e altere o comprimento do seu botão, modificando o parâmetro Width.

Se pretender exibir as fotos das pessoas que curtiram a página, ative a opção “Show Faces”.

O Facebook permite-lhe ainda definir a palavra que irá exibir no seu botão, tem ao seu dispor os termos “Curtir” ou “Recomendar”. Em termos práticos nada muda, é apenas uma questão de personalização.

Por fim, defina a palete de cores que pretende usar, e o respetivo tipo de letra nos campos Color Scheme e Font.

Para incorporar o botão, clique no botão “Get Code” e selecione o tipo código que irá utilizar. Siga as instruções fornecidas pelo próprio Facebook, para completar toda a operação.

Colocar o botão curtir do Facebook

Resultado final: (botão curtir com o link da nossa pagina de fãs)

Você poderá ainda experimentar criar uma caixa “Curtir” (recomendada para a barra lateral do site). Para isso, aceda à seguinte página: Like Box – Facebook. Proceda às mesmas configurações utilizadas no botão curtir, para compor a sua Like Box.

Botão curtir do Facebook – Addthis

Outra maneira simples de inserir o botão curtir é utilizando o serviço de compartilhamento Addthis. Para isso, comece por aceder à página do Addthis e clique no botão “Get code”.

É aconselhável criar uma conta gratuita no Addthis, para obter as estatísticas de compartilhamento das suas páginas. No entanto, poderá saltar o cadastro clicando no link “Dont want analytics”.

Colocar o botão curtir do Facebook

Por fim, selecione o tipo de site onde pretende inserir o botão curtir (WordPress, Blogger, Website, etc.), e segua as instruções de instalação indicadas pelo Addthis.

Resultado final:

No final, veja como adicionar o botão “Google +1″.

2 comentários em “Colocar o botão curtir do Facebook, no Website ou Blog

  1. Marcelo

    Muito obrigado pela dica estava procurando a um tempo como ter isso em meu site, muito obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 + 4 =