Cache WordPress – Como acelerar o WordPress

Por | Atualizado em 2016-09-22

Hoje iremos explicar como acelerar o seu WordPress. Recordamos o leitor que a velocidade de carregamento de uma página é um “requisito” de qualidade dos motores de busca (como o Google).

Para isso, iremos explicar como adicionar um plugin capaz de criar cache no WordPress, bem como fornecer outras dicas de otimização.

Cache WordPress

1. Configurar a cache do seu site WordPress é essencial para reduzir o tempo de carregamento das páginas do seu site e diminuir o consumo de banda do servidor. Poderá igualmente melhorar o desempenho do servidor nos “picos” de tráfego.

Para configurar a cache do seu site WordPress recomendamos o plugin W3 Total Cache. Este plugin é bastante completo, eliminando a necessidade de utilizar outros plugins “complementares”.

Funcionalidades em destaque:

  • Cache da página (diminui o tempo de resposta do servidor).
  • Minify CSS, HTML e Javascript (Compacta os arquivos para uma transferência mais rápida).
  • Permite criar cache de bases de dados e objetos (reduz drasticamente o tempo de carregamento das páginas).

Poderá fazer o download do W3 Total Cache no seguinte link: W3 Total Cache

Atenção: O W3 Total Cache não pode ser utilizado com outros plugins com a mesma “função”. Deverá remover os outros plugins, antes de proceder à instalação do W3 Total Cache.

Após instalar o plugin no seu WordPress, surgirá um novo Menu “Performance”.

No separador Geral ative a opção “Toggle all caching types on or off at once”, para ativar todas as funcionalidades de cache. É provável que os seus servidores não suportem algumas funcionalidades (CDN, CloudFare), caso receba uma mensagem de incompatibilidade desmarque a opção de cache incompatível.

total cache wordpress

O seu plugin está configurado. Sempre que fizer alterações no seu template, deverá limpar a sua cache acedendo ao menu “Performance” – “Empty all caches”, para que as alterações sejam aplicadas.

Outras dicas para acelerar o WordPress

2. Desinstale plugins que não necessita – A instalação de plugins no WordPress facilita a vida do Webmaster, no entanto, existem plugins que efetuam tarefas muitos simples e como tal não devem ser instalados (por exemplo, plugins para adicionar um favicon).

cache wordpress - acelerar wordpress

3. Remova os comentários inseridos no código do seu template. Estes comentários podem ser chamadas de atenção, ou textos que o criador do template decidiu incorporar. O texto desses comentários, aumenta o tamanho das suas páginas, aumentando o tempo de carregamento da sua página.

Esses comentários encontram-se formatados da seguinte forma: /* comentário */. Poderá encontrar a maioria dos comentários na secção “header.php”.

4. Poderá encontrar mais dicas para acelerar o seu WordPress, no seguinte artigo:Como acelerar site/blog.

5. Utilize o plugin “WP Smush.it” – este plugin irá otimizar todas as imagens que você enviar para os seus servidores, melhorando a velocidade de carregamento das mesmas, faça o download do plugin aqui: wp-smush.it

Um comentário em “Cache WordPress – Como acelerar o WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *