Blogger ou WordPress – Qual é o melhor para criar Blog?

Por | Atualizado em 2015-02-26
Blogger ou WordPress – Qual é o melhor

Atualmente existem duas plataformas principais para criar um blog: Blogger ou WordPress. A qualidade de ambos os serviços é inegável, no entanto, existem algumas diferenças que podem condicionar a sua escolha.

Uma das grandes dúvidas iniciais dos usuários é perceber qual a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org. Na prática o WordPress.com refere-se a uma plataforma de criação de blogs gratuita, e o WordPress.org, a um sistema de gestão de conteúdo (CMS). O WordPress.org é usado para criar um blog de domínio próprio através de um serviço de hospedagem de sites (para mais detalhes consulte: Como criar um site em WordPress).

Blogger ou WordPress – Qual o melhor?

1. Criar um blog

Tanto o Blogger como o WordPress permitem criar um blog em menos de 5 minutos. A interface de ambos os serviços é amigável tornando a curva de aprendizagem bastante curta.

Blogger 1 – 1 WordPress



2. Templates / modelos

Personalizar o template do seu blog é bastante simples se utilizar o Blogger. O Blogger possui um editor de templates, que permite criar o seu próprio template sem conhecimentos de programação.

Caso tenha dúvidas em como usar o editor de templates, consulte o seguinte tutorial: como criar um template no Blogger.

No WordPress, encontrará vários templates gratuitos no entanto a edição do template é mais complicada e limitada que no Blogger.

Blogger 2 – 1 WordPress


3. SEO – Otimização para motores de busca

Blogger ou WordPress

O WordPress é reconhecido por ser “amigo” dos motores der busca. Seria de pensar que o Blogger poderia ter vantagens nas pesquisas do Google (visto que este é o seu proprietário). No entanto, o Google não faz essa discriminação.

O WordPress permite ainda a instalação de vários plugins que o podem ajudar em SEO. Veja o nosso artigo, SEO no WordPress.

Por outro lado, o Blogger não apresenta tantas funcionalidades que permitam melhorar o SEO do Blog. Aliás, ainda estamos à espera de conhecer as consequências dos novos redirecionamentos de domínios (blogspot.com.br, blogspot.pt).

No entanto, temos de salientar que as ferramentas de SEO adicionadas no Blogger (meta descriptions, redirecionamentos, etc.), foi uma grande evolução.

Blogger 2 – 2 WordPress


4. Modificar templates

Por vezes é necessário efetuar algumas alterações no template do nosso blog. Neste caso, o Blogger parece-nos mais fácil de trabalhar.

Na Internet, é igualmente mais fácil encontrar tutoriais para Blogger.

Blogger 3 – 2 WordPress


5. Ganhar dinheiro

Blogger ou WordPress - afiliados

Neste campo o WordPress.com possui uma enorme desvantagem, não suporta o Adsense (melhor sistema de afiliados).

No entanto, ganhar dinheiro na Internet não se resume ao Adsense, você poderá adicionar outros serviços de faturação (conheça os melhores afiliados).

Neste campo o Blogger volta a levar vantagem pois permite adicionar todos os serviços suportados pelo WordPress, mais o Google Adsense.

Importante: O WordPress.org (versão CMS, para construção e gestão de sites), suporta Adsense.

Blogger 4 – 2 WordPress


6. Funcionalidade – Flexibilidade

Se olharmos para o WordPress.org (Versão CMS) rapidamente compreendemos que estamos perante uma plataforma poderosa que nos permite criar vários tipos de blogs e sites (lojas virtuais, fóruns, etc).

O WordPress é uma plataforma “open-source”, com milhões de utilizadores – criadores. Atualmente cerca de 15% dos sites de topo da Internet são construídos em WordPress, algo com tendência para aumentar.

Blogger 4 – 3 WordPress


Blogger ou WordPress – Conclusão:


O Blogger é certamente uma excelente plataforma de criação de blogs, superando em alguns aspetos o WordPress. No entanto, a decisão final será sempre do leitor.

Uma coisa é certa, se desejar criar um site, o WordPress.org (versão CMS) surge como a melhor opção. Veja como criar um site em WordPress:

2 comentários em “Blogger ou WordPress – Qual é o melhor para criar Blog?

  1. Paulo Sérgio Maia

    Muito bom, mas deviamos comparar outros atributos… no wordpress é possivel a integração do sistema do site com o blog e vice-versa…

    se estiverem no mesmo dominio e banco de dados facilita mais a integração

    Responder
  2. Samuel Henrique

    Acredito que o melhor seja o WordPress, pois na questão de aparência fica muito mais fácil adicionar Widgets. Isso vocês não levaram em consideração.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *