Como ativar o “Leverage Browser Cache” no WordPress

Por | Atualizado em 2016-06-10

A velocidade de carregamento das páginas Web é determinante para melhorar a experiência de navegação dos visitantes, bem como para obter um melhor ranking nos motores de busca. Um dos aspectos mais preponderantes é a colocação em cache do navegador (Leverage Browser Cache).

Pela minha experiência pessoal, sempre tive dificuldades em ativar esta funcionalidade no WordPress. Comecei por usar o WP Total cache, nos quais apliquei várias configurações diferentes, no entanto, a única coisa que conseguia era colocar o meu site offline, ou a carregar de forma “estranha”. O seguinte plugin foi o WP Super Cache, que era mais “simplista” mas não produzia os resultados desejados. Sendo assim, qual foi a solução?

Como ativar o “Leverage Browser Cache” no WordPress

Após muita pesquisa na Internet encontrei o plugin gratuito “WP Fastest Cache”. A configuração do plugin é muito simples, bastando marcar a caixa de selecão das funcionalidades que pretende ativar. Para comprovar que o plugin funciona, poderá realizar um teste no PageSpeed Insights do Google.

Como funciona?

Comece por instalar o WP Fastest Cache no seu WordPress e ative o plugin. Em seguida, aceda ao novo menu “WP Fastest Cache” e marque a caixa de verificação “Ativar cache” e “Cache no navegador”. Existem ainda outras opções relevantes como “Modo Móvel”, que permite carregar templates mobile (por exemplo, do WP Touch).

wp fastest cache Leverage Browser Cache

Outro aspecto muito focado pelo Google PageSpeed é a “Redução de CSS / HTML”. O WP Fastest Cache permite minimizar todos os arquivos automaticamente (através da eliminação dos espaços ou quebras no código), no entanto, verifique se esta funcionalidade não altera o aspecto visual das suas páginas.

Sempre que realizar alterações profundas, deverá aceder ao menu “Excluir cache” e clicar no botão “Excluir Cache” caso contrário, não conseguirá visualizar as alterações realizadas.

limpar cache do wordpress

Lembre-se que…

O WP Fastest Cache só pode ativar a cache dos elementos de página do seu Website. Como tal, se carregar elementos externos (plugins do Facebook, Adsense, etc.), continuará a visualizar estes elementos nas sugestões do Google PageSpeed. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *