Como adicionar uma versão “Mobile” no WordPress

Por | Atualizado em 2016-09-17

Atualmente muitos utilizadores acedem à Internet através de SmartPhones e Tablets. Como tal, é importante garantir que o seu WebSite está otimizado com uma versão “mobile” mais acessível e navegável para os dispositivos móveis.

Caso ainda não tenha implementado uma versão mobile no seu WordPress, poderá utilizar um dos seguintes plugins gratuitos para concluir a tarefa:

1. WPtouch

O WPtouch é talvez um dos plugins mais utilizados, para adicionar a versão mobile no WordPress. O WPtouch coloca à sua disposição vários templates otimizados (alguns apenas disponíveis na versão PRO), que poderá personalizar consoante as suas necessidades.

O plugin permite-lhe ainda adicionar vários complementos no seu template (ícones de redes sociais, menus, etc.), e extensões para melhorar o desempenho do site (Imagens “Responsivas”, cache, etc.).

wp-touch-wordpress

2. JetPack by WordPress.com


O JetPack é um plugin super completo que adiciona várias funcionalidades ao seu Website. No JetPack você encontrará um template mobile pronto a usar, que exibe o seu conteúdo com uma Interface limpa e organizada.

Conheça ainda outras funcionalidades do JetPack:

  • Adiciona botões das redes sociais;
  • Exibe estatísticas das páginas exibidas;
  • Formulário de contacto;
  • Encurtador de links WP.me;
  • Acelera o carregamento de imagens – Photon;
  • Novo sistema de comentários;
  • Etc.

O plugin possui ainda várias ferramentas PRO (que poderá adquirir em separado), como por exemplo:

VaultPress (para monotorizar em tempo real a segurança do site);
VideoPress (permite fazer o upload de vídeos para o WordPress);

Como ativar o JetPack?

Após instalar o plugin, clique no botão “Conect to WordPress.com”. Faça o login com a sua conta WordPress.com, caso não possua uma conta, poderá criar a sua gratuitamente. Por fim, clique no botão “Authorize Jetpack” e conclua a instalação do plugin.

Jetpack para WordPress

No final, aceda ao painel do JetPack e clique em “Mobile Theme”. Clique no botão “Configurar” e no final salve as alterações. O seu template mobile está pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *