Acabar com o SPAM no WordPress (Com / Sem CAPTCHA)

Por | Atualizado em 2015-11-15

Muitos blogueiros e Webmasters que utilizam o WordPress são “bombardeados” até a exaustão com comentários (na maioria, comerciais) nas suas páginas.

Esta prática de enviar comentários em massa é conhecida como “SPAM”.

No WordPress você encontra várias ferramentas gratuitas para bloquear o SPAM (com / sem CAPTCHA), o que lhe irá permitir poupar tempo na filtragem dos comentários realmente importantes.

Acabar com o SPAM no WordPress

1. Disqus

O Disqus é um sistema de comentários poderoso e interactivo, que substitui o sistema de comentários do WordPress. O Disqus possui uma ferramenta de filtragem de comentários de SPAM, sendo uma excelente ajuda na hora de filtrar os comentários.

disqus

2. Bloquear IPs

Outra ferramenta interessante é o “bloqueador de IPs”, fornecido através do painel de controlo do seu Website. Dessa forma, você poderá bloquear os ataques diretamente na “raiz”. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como bloquear IPs no cPanel.

3. Remover URL dos comentários

Outra dica simples, consiste em remover o campo “URL”, reduzindo o “interesse” em enviar comentários de SPAM. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Remover URL comentários WordPress.

4. CAPTCHA

Para evitar receber comentários de SPAM poderá utilizar o serviço gratuito BWS Captcha para WordPress. O BWS Captcha é um sistema Anti SPAM que solícita ao utilizador que faça uma pequena operação matemática antes de enviar o comentário.

spam wordpress


Os computadores são incapazes de resolver os desafios Captcha. Protegendo o leitor (e o seu site) de ataques de SPAM.

Como referido, o Captcha é gratuito. Para inserir este serviço no seu site WordPress basta instalar o seguinte plugin: BWS Captcha

Após instalar o plugin surgirá um novo menu no seu WordPress, o BWS Plugins. Clique no menu BWS Plugins e selecione “Captcha”. Surgirá um menu onde poderá configurar vários aspetos da sua captcha, incluindo a dificuldade e as páginas onde deve ser apresentada.

captcha wordpress

De salientar, que pode ativar a captcha na sua página de login WordPress, prevenindo ataques mal-intencionados (para tentar descobrir a sua senha).

O seu site WordPress está agora mais protegido contra SPAM.

2 comentários em “Acabar com o SPAM no WordPress (Com / Sem CAPTCHA)

  1. CosmoNaves

    Obrigado. Meu site tá insuportável de tanto lixo que chegava…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *